Os sintomas motores de tremores de Parkinson estão associados com uma falta de dopamina na região da substância negra ou com a perda dessas células. A estratégia de tratamento da doença de Parkinson consiste em substituir a dopamina que está faltando. Isso pode ser feito de duas maneiras: oferecendo uma molécula semelhante à dopamina, chamada levodopa, ou oferecendo outros medicamentos que atuam no receptor de dopamina.
A dopamina exerce seu efeito ao se ligar a uma célula nervosa por meio do receptor de dopamina. As medicações que tratam a doença de Parkinson são capazes de ativar esse receptor e exercer um efeito semelhante ao da dopamina, sendo chamadas de agentes dopaminérgicos ou medicações para atividade dopaminérgica.
O tratamento da doença de Parkinson é altamente individualizado e cada paciente reage de maneira diferente ao medicamento, tanto nos efeitos positivos quanto nos efeitos colaterais. É importante que o paciente traga para o médico todos os sintomas que está sentindo e informe se o medicamento está funcionando ou não está trazendo efeitos colaterais.
Fonte: Como Funcionam os Remédios para Parkinson | Dr Diego de Castro Neurologista por Dr Diego De Castro Neurologista