José vence o tumor que ameaça sua vida
José nasceu com uma grave malformação dos vasos sanguíneos chamada linfangioma, que se estendia pelo seu peito. Conforme José crescia, a lesão também crescia, ameaçando seu coração, seus pulmões e bloqueando parcialmente suas vias respiratórias. Infelizmente, a família não tinha dinheiro para o tratamento necessário.
No entanto, a sorte deles virou quando foram ajudados por missionários e levados para o Hospital Infantil da Universidade do Novo México, em Albuquerque, onde foram examinados imediatamente. Como a lesão estava comprimindo as vias respiratórias, seria perigoso sedá-lo. Por isso, decidiram tentar diminuir o tumor com medicamentos, dando ao menino uma chance pela primeira vez na vida.
No entanto, ainda restava o desafio de realizar uma cirurgia crítica, que envolveria 12 cirurgiões durante mais de 16 horas em diferentes especialidades. O otorrinolaringologista trabalharia no rosto e provavelmente na parte da cabeça e do pescoço, enquanto outros cirurgiões assumiriam a partir do ombro, descendo até o peito, e em seguida, trabalhariam na região entre a torácica.
O cirurgião plástico, Dr. Diego, seria responsável por reconstruir o rosto e o pescoço de José depois que o tumor fosse removido. Dr. Diego explicou que ele queria que o pescoço de José reaparecesse para que não ficasse repuxado. Além disso, era importante salvar o máximo possível de pele.
No entanto, havia possíveis complicações que poderiam acontecer durante a cirurgia, como a possibilidade de José morrer durante a cirurgia, ter uma hemorragia ou mesmo uma infecção pós-operatória e a possibilidade de danificar nervos faciais. Ou seja, era um procedimento muito arriscado.
Logo no início da cirurgia, houve um problema nas veias comprometidas do lado esquerdo do rosto de José. Os cirurgiões lutaram para evitar qualquer hemorragia e a doutora Reis precisou explicar a situação para os pais de José que aguardavam notícias do lado de fora.
Apesar disso, a doutora Reis e seus colegas começaram a remover a parte infeccionada do tumor do lado esquerdo do pescoço de José. Eles lutaram o tempo todo para evitar hemorragias.
Depois de 11 anos de luta, finalmente José teve a chance de vencer o tumor que ameaçava sua vida. A família e a equipe médica tinham fé em Deus e na equipe médica, porém, ao mesmo tempo, estavam preocupados com qualquer erro que pudesse acontecer. Mas em uma cirurgia de mais de 16 horas, José foi vitorioso.
Fonte: Cirurgia para remover tumor do pescoço | Meu Corpo, Meu Desafio | Discovery Brasil por Discovery Brasil