Olá, seja bem-vindo ao canal Vida Sem Dor! Meu nome é André Estuque e eu sou fisioterapeuta especialista em coluna. Hoje, vamos falar sobre dores na região cervical.
Pessoal, lembrando a vocês que o canal Vida Sem Dor é voltado para nós conversarmos e eu passar para vocês um pouquinho do que acontece na coluna, assim como ajudar vocês no dia a dia a diminuir um pouco das dores. Mas essas são apenas algumas dicas, um tratamento correto é necessário para diminuir e corrigir os problemas da sua coluna. Para isso, você tem que procurar um profissional especializado na área e fazer o tratamento de maneira correta.
Muitas pessoas acabam tendo um pouco de dúvida: será que melhora mesmo? Será que as dores vão sumir? É claro que isso vai depender de pessoa para pessoa, da patologia, e é claro, de como você vai tratar e corrigir esses problemas.
Na grande maioria das vezes, existe um tratamento correto certo para você tratar e diminuir, e muitas vezes acabar com as dores. Mas para isso, você precisa encontrar o profissional adequado para tratar de uma maneira mais correta.
Aqui são algumas dicas, mas depois faça essas dicas em casa, tem que se ajustar, e depois procure um profissional para que ele te ajude de maneira mais correta e mais completa.
Hoje, eu vou te dar uma dica para ajudar a diminuir a tensão que nós acabamos exercendo na região da cervical, aqui, cabeça, pescoço, e logo no início dos ombros, que acomete uma grande parcela da população.
Vamos lá, e se você sente dores na região da cervical, aqui no pescoço, vindo para os ombros, até um pouquinho mais para a região torácica, essa dica é para você.
Muitas vezes, nós carregamos muita tensão nessa região, as fibras musculares acabam se comprometendo por conta de contraturas musculares, o que vai gerar muita dor.
O que nós vamos fazer hoje é simples, são dois passos, dois exercícios, um para você relaxar essas fibras musculares e um outro exercício para ajudar a fortalecer um pouquinho essa região.
Essas contraturas acontecem porque o músculo ele desliza uma fibra em relação à outra, e quando isso não acontece, quando é gerada uma contratura, esse deslizamento não ocorre de forma uniforme, ele fica todo desgovernado e acaba gerando dores por conta de uma dificuldade nesse movimento, e é isso que nós vamos tentar corrigir com esses exercícios.
O primeiro exercício, nós vamos fazer o seguinte: o almo vai colocar na orelha e encosta; atenção, não precisa de muita força, tá? É um exercício suave, é um exercício leve para você relaxar as estruturas, fazendo com que a musculatura também relaxe.
Você vai impor um pouco da força na mão em direção à cabeça e uma outra força oposta na cabeça em direção à mão e conta: 1,2,3… E relaxe! Mais uma vez: 1,2,3…
Relogue a mão e a cabeça, fazendo uma força oposta uma da outra, bem leve, bem sutil, como que três segundos e relaxe! E você pode repetir esse movimento umas dez vezes.
Depois, vamos inverter a outra mão, o outro lado, a mesma coisa, lá na orelha, força na mão e uma força na cabeça: 1,2,3… E relaxe! Vai repetir também esse movimento 10 vezes.
Esse exercício ajuda a aliviar um pouco da tensão que você exerceu na região cervical, na região de trapézio, durante o seu dia a dia.
Um segundo exercício que podemos usar também, mais para fortalecer um pouco essa região, é com a utilização da toalha. Nós vamos fazer o seguinte: um pequeno rolo com a toalha, você vai colocar, ajustar esse rolo bem na curvatura da região cervical, segure com as duas mãos, na linha de visão, mantenha, e aí com a pequena força para trás, contraia levemente, conte 1,2,3 e relaxe. Mais uma vez: conte 1,2,3 e relaxe. Também pode ser repetido 10 vezes esse exercício para fortalecer a região na cervical e aliviar também a atenção exercida na musculatura do trapézio aqui nas costas.
E aí, você que tem problemas na região cervical, gostou da dica? Então, se você estiver assistindo esse vídeo no nosso Facebook, deixe o seu comentário, curta aí essa publicação; se você estiver no Youtube também, faça sua inscrição, ative os sininhos de notificações, também deixe seu comentário, deixe o seu gostei, porque isso ajuda bastante o nosso trabalho. Se surgir alguma dúvida em algum dos nossos vídeos, pode deixar o seu comentário, que nós vamos te ajudando também no seu dia-a-dia. Compartilhe esse vídeo nas suas redes sociais, porque assim, mais pessoas também terão essas informações.
Na próxima semana, nós voltamos com mais dicas aqui no canal Vida Sem Dor. Até lá!
Fonte: Exercícios para DOR CERVICAL por Nit Crescer