Conjuntivite Alérgica: Causas, Sintomas e Prevenção
A conjuntivite alérgica pode causar lesões graves e prejudicar a visão. Os principais vilões são o tempo seco, outras alergias e a automedicação. Os sintomas incluem olhos vermelhos, coceira, aversão à luz, pálpebras inchadas, secreção aquosa e visão embaçada. Doenças respiratórias, como asma, sinusite e bronquite, e dermatite atópica, especialmente em mulheres devido à maquiagem e cosméticos, estão relacionadas aos casos de conjuntivite alérgica.
Estima-se que 20% dos brasileiros têm alergia, e quem está propenso a ter conjuntivite alérgica são principalmente pessoas com dermatite atópica, o que muitas vezes leva ao aparecimento de uma blefarite, uma inflamação da pálpebra do bordo da pálpebra na base dos cílios, que geralmente é recorrente e causa uma baixa da visão e inflamação da córnea.
O grande risco da automedicação é o uso do colírio com cortisona ou corticoide, uma vez que pode levar ao aparecimento de catarata e glaucoma.
Para prevenir a conjuntivite alérgica, é importante proteger os olhos da poluição usando óculos de sol nas atividades externas, incluir na dieta alimentos ricos em ômega 3, evitar ambientes com ar-condicionado, plantas, flores e animais, manter os ambientes arejados e livres de pó, retirar toda a maquiagem antes de dormir, não usar medicamentos sem prescrição médica, tomar dois litros de água por dia para manter o corpo bem hidratado e interromper o uso das lentes de contato em caso de desconforto.
Lembre-se de ter atenção aos seus olhos e seguir as dicas para evitar a conjuntivite alérgica.
Fonte: DR. QUEIROZ NETO RESPONDE | CONJUNTIVITE ALÉRGICA por Dr. Leoncio Queiroz Neto