Síndrome do Intestino Irritável – Dicas de Nutrição
Olá, tudo bem? Meu nome é André Torres, eu sou nutricionista com um mestrado e doutorado na área de saúde e estou sempre por aqui para responder às suas questões sobre nutrição, alimentação e estilo de vida saudável.
No último ano, recebi muitas perguntas sobre emagrecimento, mas recentemente, coincidentemente, tenho recebido várias questões sobre a Síndrome do Intestino Irritável.
Não sei se você já ouviu falar dessa síndrome, mas é uma síndrome crônica que atinge justamente o intestino e o irrita. Por vários motivos, o intestino pode ficar irritado, como alimentação inadequada, estresse, desvio intestinal, desequilíbrio entre os microorganismos bons e ruins que habitam o intestino, uso crônico de medicamentos como antidepressivos, anticoncepcionais, anti-inflamatórios ou antibióticos, pessoas que fazem dieta muito frequentemente, pessoas que ficam em jejum com mais frequência, infecção gastrointestinal, intolerância alimentar ou desequilíbrios hormonais.
Os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável podem incluir gases, dor abdominal, constipação ou diarréia, ou uma combinação desses sintomas.
O tratamento pode envolver ou não o uso de medicamentos, e se você acha que pode ter essa síndrome, é importante conversar com seu médico ou nutricionista.
Tratamento Nutricional
No caso da ciência da nutrição, a gente trata a Síndrome do Intestino Irritável seguindo quatro passos:
- Remover: Tirar qualquer coisa que esteja fazendo mal para a pessoa, como glúten, laticínios, soja, milho, gorduras ruins, consumo excessivo de alimentos industrializados cheios de corantes, conservantes e açúcares isolados.
- Repovoar: Repor bactérias benéficas com o uso de probióticos ou fibras prebióticas como inulina, fruto-oligossacarídeos ou amido resistente.
- Reparar: Incluir na dieta substâncias que ajudam na digestão ou reduzem a inflamação do intestino, como hortelã-pimenta, gengibre, erva-doce, ômega-3, cravo, canela, cacau e açafrão.
- Reconstruir: Reparar a mucosa intestinal com arginina, glutamina ou extrato de aloe vera.
Tudo isso precisa ser discutido com um profissional de saúde que está acompanhando o caso, pois cada pessoa tem sua individualidade e especificidade.
Para complementar esse vídeo, você pode buscar no meu site sobre esse assunto, principalmente sobre o tema disbiose intestinal. Eu já escrevi bastante sobre esse tema nos últimos anos e existem com certeza postagens lá que vão te ajudar a cuidar melhor do seu intestino.
Um grande abraço e fico aguardando suas configurações ou dúvidas.
Fonte: Causas e tratamento da síndrome do intestino irritável por Andreia Torres