Sintomas da Toxoplasmose
Olá, pessoal! Aqui quem fala é o Dr. Mário Bula, médico oftalmologista especialista em retina. Hoje vamos falar sobre esta doença que é extremamente comum e causa grande preocupação, porque às vezes ela afeta profundamente a visão de quem é acometido.
A toxoplasmose é uma doença bastante prevalente, principalmente aqui no sul do Brasil, e através de estudos sabe-se que quase metade da população já foi infectada por esse protozoário. Claro que nem todo mundo que teve contato com Toxoplasma acaba desenvolvendo a doença oftalmológica, e em grande parte dos casos, quando o paciente apresenta a doença no olho causada pela toxoplasmose, não significa que a pessoa tenha se infectado naquele momento, mas muitas vezes ela teve infecção até de forma congênita ou infectou-se durante a infância, e o protozoário fica adormecido e vai se manifestar em alguma outra fase da vida.
É muito importante conhecer os sintomas. Porque quando eles acontecem, é interessante fazer uma consulta oftalmológica. A coriorretinite por Toxoplasma é um quadro que nós chamamos de uveítes. Podem existir várias causas para a uveíte, desde uma série de infecções até quadros autoimunes.
Sintomas da toxoplasmose
- Aparecimento de moscas volantes, que são pequenos pontinhos formando uma espécie de nuvem que se movimenta na frente da visão conforme a pessoa olha para os lados;
- Hemorragia dentro do olho;
- Descolamento de retina;
- Presença de olho vermelho e desconfortável, muitas vezes até um pouco dolorido, principalmente quando o paciente está numa luz mais forte;
- Fotofobia, que é uma sensibilidade exagerada à luz;
- Embaçamento da visão, como se a pessoa realmente estivesse olhando por dentro de uma nuvem.
Este quadro, se não for tratado, pode ir evoluindo até comprometer bastante a visão do paciente. Existem quadros dramáticos onde a pessoa acaba muitas vezes perdendo a visão devido a uma toxoplasmose muito intensa, mas a grande maioria responde bem ao tratamento, e uma boa parte dos pacientes conseguem recuperar uma visão normal após ter tido a toxoplasmose. Em alguns casos, mesmo respondendo ao tratamento, pode ficar uma certa alteração ao longo prazo.
Já falamos bastante sobre isso em um vídeo muito interessante. Este quadro que estamos descrevendo geralmente afeta apenas um dos olhos. Existem casos onde o paciente pode ter os dois olhos afetados ao mesmo tempo, mas são bastante raros e geralmente estão associados a alguma baixa muito importante da imunidade causada por alguma medicação ou alguma outra doença.
Também é importante falar que boa parte dos casos de toxoplasmose acabam sendo assintomáticos, ou seja, o paciente não sente nada, e muitas vezes em uma consulta de rotina acaba sendo detectada a presença da cicatriz da toxoplasmose no fundo do olho.
A partir desta queixa do paciente desses sintomas, o médico oftalmologista vai realizar a consulta, vai fazer um exame na lâmpada de fenda detectando algumas alterações que significa em que o olho está inflamado. Vai ser examinado o fundo de olho, vai ser vista a retina e pode ser detectada a presença de vitrite, que é uma inflamação na gelatina interna do olho que muitas vezes causam um grande embasamento dificultando tanto a visão do paciente quanto o médico tem no fundo do olho e a lesão ativa da toxoplasmose. Geralmente, uma lesão bastante ovalada está presente na retina do paciente. Quando a lesão já está cicatrizada, costuma se formar um halo hiperpigmentado na borda da lesão.
Agradeço a todos que assistiram. Se você gostou, deixe o like, inscreva-se no canal e até o próximo vídeo aqui no canal Retina e Vítreo.
Fonte: Sintomas da Toxoplasmose Ocular por Retina e Vítreo