Pular para o conteúdo

Caxumba: Sintomas, Tratamento e Prevenção – Dr. Salim CRM 43.163

Aumento de casos de caxumba na primavera

Atualmente estamos enfrentando um aumento de casos de caxumba, principalmente na faixa etária entre 20 e 30 anos, após o inverno e no início da primavera. A caxumba é uma doença viral infectocontagiosa que afeta a glândula parótida, que fica localizada na frente da orelha e se estende até a mandíbula.

Os sintomas da caxumba incluem inflamação da parótida, além de sintomas semelhantes aos da gripe. O tratamento é clínico e sintomático, com repouso e tempo para recuperação do organismo. Algumas complicações podem surgir, como inflamação do pâncreas e orquite, mas são raros os casos de problemas nos testículos.

  • A transmissão da caxumba ocorre pela respiração, saliva e ar;
  • Quem contraiu a doença deve se isolar em casa;
  • A vacinação é importante na infância e no reforço aos 15 anos;
  • A maioria dos casos de caxumba é resolvida sem grandes problemas, mas é importante procurar um médico para orientação adequada.

É importante lembrar que mesmo pessoas vacinadas podem contrair a doença, seja por um outro vírus ou falta de efetividade da vacina. O vírus da caxumba também pode sofrer modificações ao longo do tempo, o que torna ainda mais importante a prevenção e o tratamento adequado.

Portanto, é fundamental estar atento aos sintomas e procurar ajuda médica, além de manter as medidas de prevenção e vacinação em dia.

Fonte
Caxumba | Dr. Salim CRM 43.163 por Doutor Salim