Pular para o conteúdo

Prevenção da Esquistossomose em Cachoeiras para Turistas

Uma viagem turística que acabou virando um grande problema

Um grupo de trinta e dois ciclistas de Montes Claros foi passar o Carnaval na Chapada Diamantina, na Bahia. Quarenta e cinco dias depois, todos começaram a passar mal e foram diagnosticados com esquistossomose, que também é conhecido como “X”.

  • A doença causa uma infecção grave e é provocada pela larva de um parasita que vive na água doce.
  • Um dos casos foi grave: o homem teve a medula óssea afetada.
  • A suspeita é que eles tenham sido infectados durante um banho em uma cachoeira.

Vamos ver… Balancei as fotos… Um grupo alegre se divertindo na Chapada Diamantina, na Bahia. A viagem foi planejada e organizada durante meses por uma agência e aconteceu no último feriado de Carnaval. Ficamos três meses no programa nessa viagem, com muita vontade de acompanhar, mas dias depois da volta um grande problema apareceu em todo o grupo: a esquistossomose, também conhecida como schistosoma.

Essa foi a terceira vez que o grupo norte-mineiro de ciclismo foi para Chapada. Até o local, eles foram de ônibus, com todos os equipamentos, e lá fizeram vários passeios de bicicleta. E foi em um desses pontos turísticos que eles suspeitam que foram contaminados com a doença.

Dois dias antes da volta, o grupo decidiu visitar a Cachoeira do Mosquito, que fica a 40 quilômetros de Lençóis, na Bahia. A área é bastante visitada por turistas. Todas as 32 pessoas do grupo tomaram banho nas corredeiras e lagoas da cachoeira.

Após 45 dias, já em Montes Claros, eles começaram a sentir os sintomas. A esquistossomose é uma doença que acomete principalmente o aparelho gastrointestinal (o intestino e fígado principalmente, além do baço). É uma doença que se manifesta tardiamente, após 45-60 dias de contato com a água (com o caramujo) e na fase inicial pode dar uma que a gente chama de dermatite ser kariana, que é uma coceirinha onde foi a penetração do caramujo do verme. Em seguida, desenvolveu sintomas propriamente ditos, como diarreia, mal-estar, dor na barriga, aumento do volume do fígado e do baço.

A esquistossomose é uma doença que causa uma infecção grave, uma verminose extremamente prevalente na nossa região, que é causada por um verme parasita como hospedeiro intermediário, ou seja, como moradia dele, ele tem o caramujo. Então, o contato do ser humano com esse verme, com esse parasita, se dá em rios e lagoas.

Foi por meio de um aplicativo de mensagens que os ciclistas começaram a perceber que tinha algo estranho com todos que fizeram a viagem. Por acaso, um comentou que estava com quadro de febre e uma dor abdominal e, logo depois, que o primeiro comentou, outro comentou. “Nada tive assim, estou assim, em grande esta semana.”

Luciana está grávida. Ela e mais outras duas crianças só tomaram banho de cachoeira uma vez, e foi justamente na Cachoeira do Mosquito. “Meu maior medo era de contaminar o bebê. Mas graças a Deus, é isso pelo que ele tinha informações. Enfim, um não tem problema”, diz ela.

Aristóteles está no ciclismo há 14 anos. Do escritório, mostra com orgulho os troféus e o amor pelo esporte. Mas a última viagem ele pretende que seja a última. “Tenho certeza que não só esse grupo de 32-33 pessoas que estiveram presentes lá, mas nesse dia especial, no mínimo 150 pessoas estavam presentes nesse local. Então tem muita gente que está por aí que, com certeza, está a ter com sintomas em granada ou assintomática, que é muito pior que um estágio cultura e fica muito mais complicado. Que está aí tomando providência contra essa doença.”

Alexandre é o caso mais grave. O exame mostrou que o parasita foi direto para a coluna e afetou a medula óssea. Ele tem dificuldade para urinar no banheiro e fica toda sua vida trabalhando também no trabalho, evitando o stress e no medicamento.

A médica infectologista explica que casos como esses são comuns, mas alerta para o perigo de se tomar banhos em rios e cachoeiras. “O contato com a água do rio, da lagoa que tem o caramujo é importante lembrar que esse caramujo ele gosta de água limpa. Então, quanto mais limpinho o rio, a lagoa, maior o risco do desenvolvimento de contato da pele com essa água, pode levar à prefeitura de Lençóis, na Bahia. O município onde fica a Cachoeira informou que o local já foi isolado e que uma análise da água está sendo feita.”

Agora, é realmente uma precaução. Todos com medo de água. Agora, todo mundo com receio de que está dentro de uma água sem ter certeza de que aquilo ali realmente não vai trazer nenhum transtorno.

Fonte
Esquistossomose: turistas são infectados em cachoeira por REDEMAISHD