Pular para o conteúdo

Aumenta demanda por vacina contra meningite em todo o Brasil

A procura por vacinas contra meningite aumentam em todo o Brasil

Após a morte repentina do neto do ex-presidente Lula, a procura por vacinas contra meningite aumentou em todo o país. Neste texto, você vai saber por que essa doença é tão letal e quais os sintomas que geralmente dificultam o diagnóstico.

Duro Aráujo Lula da Silva, de 7 anos, foi cremado no cemitério Jardim da Colina em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O menino morreu de meningite meningocócica. O ex-presidente Lula recebeu autorização da justiça para se despedir do neto. Foram oito horas e 45 minutos desde que deixou a Polícia Federal de Curitiba até o retorno à carceragem na capital do Paraná.

O que é a meningite?

A meningite é uma inflamação da meninge, essas membranas que circundam o cérebro e a medula espinhal. É uma doença contagiosa e a transmissão ocorre pelas vias respiratórias, por meio da saliva, do espirro e da tosse. Ela pode ser causada por vírus, bactérias e fungos.

Dos mais de 100 tipos de meningite existentes no mundo, a bacteriana é a que age de forma mais rápida e letal. De acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil, no ano passado, 1.100 pessoas foram acometidas pela meningite meningocócica, sendo que 222 pessoas morreram.

Quais são os sintomas da meningite?

Os principais sintomas da meningite são:

  • Febre alta
  • Dor de cabeça intensa
  • Rigidez da nuca
  • Vômito
  • Sonolência
  • Perda da consciência

Segundo os especialistas, as crianças são as mais vulneráveis à contaminação e nem sempre apresentam os sintomas mais característicos da doença. Ficar atento aos sintomas é fundamental para prevenir o agravamento da doença.

Como prevenir a meningite?

A vacina é a melhor prevenção. A rede pública distribui a vacina contra o meningococo tipo C, o mais comum no Brasil. Quem deve tomar as doses da vacina são:

  • Bebês aos três meses, cinco meses e um reforço com um ano de idade;
  • Adolescentes com idade entre 11 e 14 anos.

A meningite é uma doença endêmica, ou seja, ocorre ao longo do ano com uma incidência maior durante o inverno. Por isso, é importante ficar alerta e prevenir.

Fonte
Procura por vacina contra meningite aumenta pelo Brasil por Hoje em Dia