Câncer do colo de útero
Infelizmente, estamos vendo que o câncer do colo de útero ainda é uma realidade no Brasil. Embora o exame de Papanicolau seja eficaz na prevenção, muitas mulheres estão recebendo diagnósticos preocupantes. O que está acontecendo? O que as mulheres conversam a respeito?
- As mulheres conversam com amigas sobre o assunto?
- Qual é a opinião delas sobre o exame de Papanicolau?
- Elas acreditam que estão imunes à doença?
A falta de informação é um dos principais problemas. Muitas mulheres acham que nunca farão parte das estatísticas e não levam o exame a sério. No entanto, o câncer do colo de útero pode afetar mulheres de todas as idades.
Algumas mulheres compartilharam suas experiências e como chegaram ao diagnóstico:
- Uma mulher teve um pequeno sangramento e, por tomar a pílula, achou que era normal. Depois de 20 dias de sangramento, procurou um ginecologista para fazer o exame de Papanicolau.
- Outra mulher sentia muitas dores na região pélvica e começou a ter sangramentos e perda de líquido. Ela procurou vários médicos até finalmente conseguir um diagnóstico.
- Uma terceira mulher teve um sangramento que não acabava após a menstruação. Ela procurou um ginecologista e fez o exame de Papanicolau, mas já estava com um quadro mais complicado.
É importante lembrar que o câncer do colo de útero pode ser prevenido com exames regulares e cuidados com a saúde íntima. Não deixe de conversar com seu médico e ter informações sobre prevenção e tratamento.
Fonte
Papanicolaou e sintomas do Câncer do Colo do Útero por TV Oncoguia



