Cirurgias das Adenóides e Amígdalas
Olá pessoal! Seja muito bem-vindo a mais um vídeo em nosso canal. Neste vídeo, vamos falar um pouco sobre as cirurgias das adenóides e das amígdalas. Você sabe qual é a função que esses órgãos exercem? Quando é que precisamos operar? E quando nós operamos, vai trazer algum prejuízo à saúde desses pacientes?
Aproveite que você está nos assistindo, inscreva-se em nosso canal, ative as notificações e compartilhe com amigos e familiares.
- As amígdalas e as adenóides são importantes órgãos que atuam na defesa do nosso organismo.
- Todos nós nascemos com as amígdalas e adenóides, porém, com o passar do tempo, elas vão diminuindo de tamanho e isso é o curso natural normal de todos nós.
- O problema é quando essa adenóide cresce exageradamente a ponto de causar sintomas nos pacientes.
- Já esses pacientes apresentam nariz entupido, dormem com a boca aberta, às vezes até roncam, têm apnéia, e se não tratada adequadamente e o quanto antes, podem levar à síndrome do respirador oral.
Os sinais e sintomas que esses pacientes apresentam são: postura alongada e com os dentes para frente e a boca sempre semi-aberta, como se fosse um defesa do organismo puxando um ar pela boca.
Falando um pouco sobre as amígdalas: quais os pacientes que precisam retirá-las?
- Aqueles pacientes que apresentam amigdalites de repetição bacterianas, ou seja, aqueles pacientes que têm fortes dores de garganta, febre alta, linfonodos aumentados, entre outros sintomas.
- Outra indicação de cirurgia de retirada das amígdalas são para aqueles pacientes que dormem mal e roncam à noite. Dependendo de cada caso, a cirurgia também é recomendada.
Pessoal, vocês falaram no início que a retirada desses órgãos pode causar algum prejuízo à nossa imunidade, isso é correto?
Já foi mais que comprovado que, no longo prazo, retirar as amígdalas e adenóides não leva a nenhum prejuízo importante na imunidade. Mas eu costumo sempre falar que na medicina, tudo tem que pesar o risco e benefício de cada cirurgia. Vai valer muito mais a pena retirar esses órgãos para beneficiar o paciente do que eles permanecerem com esses órgãos e causar prejuízo pelo resto da vida.
Então, realmente tem que ser conversado com os familiares e pais de cada paciente.
Esperamos que tenham gostado do vídeo e esclarecido suas dúvidas sobre as cirurgias das adenóides e amígdalas. Se você tem alguma dúvida, deixe seus comentários, compartilhe com amigos e familiares.
Bom pessoal, até o próximo vídeo!
Fonte
“Como é a cirurgia das amígdalas e adenóide?” I Dr. Renato Ponte por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza