Pular para o conteúdo

Uveíte: causas, sintomas e tratamento da inflamação ocular


É muito bom estar mais uma vez aqui com você. Se ainda não me conhece, eu sou Cláudia del Claro, oftalmologista, e hoje vim falar sobre uma inflamação dentro dos olhos não muito conhecida, chamada Uveíte.
Pra iniciar, vou te explicar o que é a uveíte. Úvea é uma região dentro dos olhos formada pela íris, pelo corpo ciliar e pela coroide. A íris você já sabe que é o colorido do olho. O corpo ciliar e a coroide estão entre a parte anterior do olho e a retina e são responsáveis pelo fornecimento de fluxo de sangue para essa região.
Para entender, existem dois tipos básicos de Uveítes. As infecciosas e as não infecciosas. As infecciosas são causadas geralmente por sífilis, tuberculose, herpes, toxoplasmose e as não infecciosas geralmente estão relacionadas a doenças sistêmicas como sarcoidose, artrite reumatoide juvenil, espondilite anquilosante e várias outras reumatológicas.
A uveíte pode acometer as diferentes partes do olho, então ela é classificada em Uveíte anterior, intermediária e posterior. Os sintomas diferem um pouco de uma para outra. Os sintomas da uveíte anterior são mais relacionados ao olho vermelho, dor ocular, muita sensibilidade à luz e aumento da pressão intraocular. Já a uveíte intermediária e posterior geralmente causam pontos pretos, moscas volantes, turvação da visão, e nem sempre o olho é vermelho e dolorido.
Como você já viu, a Uveíte pode estar relacionada com outros tipos de doenças sistêmicas. Quando eu atendo um paciente com suspeita, já solicito vários exames para ver se ela está relacionada com alguma doença sistêmica e sim, já fiz o diagnóstico de vários tipos de problemas que a pessoa nem sabia e que sua primeira manifestação foi a uveíte.
Porque também nós falamos que os olhos podem ser a janela da alma, na verdade os nossos olhos podem, em primeira mão, dar diagnóstico de alguns problemas sistêmicos que a pessoa ainda nem sabia e é o oftalmologista que fará o primeiro diagnóstico.
Como qualquer tipo de doença ocular, se você descobrir no início, você tem muito mais chances de ter uma recuperação completa da visão. Ao passo que você for postergando esses sintomas e ficando em casa, não fazendo a avaliação e a consulta precocemente, você pode ter danos muitos sérios na sua visão e até mesmo a perda da visão.
Então, diante de sintomas como olho vermelho, fotofobia, diminuição da visão, dor ocular, moscas volantes, procure imediatamente o seu oftalmologista. Se você gostou desse vídeo, compartilhe essa mensagem com seus amigos para que mais e mais pessoas possam ter acesso a essa informação.
Um grande beijo e te vejo no nosso próximo vídeo. Tchau tchau.
Fonte: Uveíte – O Que é, Causas, Sintomas e Tratamento por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista