Como o tumor cresce e quais são as fases do câncer de pulmão? Nem todo câncer é diagnosticado na mesma fase, então além dos tumores não serem iguais entre os indivíduos, eles também podem – mesmo sendo iguais – ser diagnosticados em momentos distintos. Quais são as fases?
Então, nós classificamos, basicamente, o tumor, só para dar uma dica: um tumor de pulmão cresce muito lentamente. Dizer que ele não é explosivo é o que geralmente ocorre. Demora anos para poder ser detectado.
E aí, a Organização Mundial de Saúde, as organizações e a Sociedade de Oncologia no mundo inteiro adotaram o que chamamos “estágios da doença” ou o estadiamento. São seis estágios da doença dividida, e à medida que vai avançando, inicialmente, ele é um pequeno ponto, um pequeno nódulo que vai crescendo, crescendo, crescendo até um certo ponto, que chamamos de “estágio precoce”.
Depois, se deixarmos esse nódulo tempo suficiente, em algum momento, uma célula ou mais podem se soltar dele e ir para próximo dele, para um dos linfonodos, ou “íngua” na conversa da rua. E se ele se solta, vai para lá o grande fato que filtra esse célula e a segura lá, mas ele continua a se desenvolver. Disse gânglios pode também se espalhar para o resto do corpo, entra na corrente sanguínea e se espalha.
Enquanto ele não se espalha para nenhum gânglio, chamamos de “precoce”. Quando ele se espalha para algum gânglio, tanto próximo do tumor ou no meio do caminho entre um ponto e outro, chamamos de “localmente avançado”. Quando ele sai dessa área e se espalha para outros órgãos, incluindo o pulmão do outro lado, isso já se chama uma doença disseminada – estágio avançado.
Então, grosseiramente, o tumor vai se avançando com o tempo. Pelo tumor localizado, qual é a melhor forma de tratamento ainda hoje? Sempre que possível, a cirurgia é o melhor tratamento da doença localizada, porque ela consegue tirar a doença com segurança. Garantimos que o nódulo e com margem de segurança, ele está no balde, não está mais no doente para espalhar de novo, e esse é o melhor modo que temos.
Infelizmente, às vezes, isso não é possível clinicamente. O doente não quer, não pode ou tem algum problema que não permite a cirurgia. Nós fazemos, então, aí dá pra fazer outros tratamentos, que estão ficando cada vez melhores.
Que tratamentos são esses? a radioterapia. A radioterapia – que é um tratamento por raio – é feita por fora. Ela vai lá e queima o tumor e faz a vez da cirurgia. Obviamente, há uma perda um pouquinho a chance de resolver o problema, mas é uma chance ainda real para resolvê-lo.
Fonte: Desenvolvimento do tumor de pulmão por Vencer o Câncer