Pular para o conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre Vitiligo em 6 perguntas – Guia completo.

Vitiligo – Doença Genética Crônica

O vitiligo é uma doença genética crônica de origem autoimune, ou seja, o organismo não reconhece os melanócitos e os destrói. Os melanócitos são as células que produzem melanina, a tinta que dá cor à pele. Pacientes com vitiligo perdem totalmente a pigmentação na área afetada devido à falta dos melanócitos que produzem melanina.

  • Qualquer pessoa pode ter vitiligo, desde que tenha a tendência genética;
  • O vitiligo não é contagioso;
  • Algumas regiões do corpo são mais propícias a apresentar vitiligo, como áreas de traumatismo (joelhos, cotovelos e mãos), face e região genital;
  • Existem fatores que podem fazer as lesões aumentarem, como traumas psicológicos, traumas mecânicos na pele e queimaduras solares;
  • Existem tratamentos para o vitiligo, como fototerapia, cremes corticoides e medicações específicas.

Cuidados Especiais

O principal risco para pacientes com vitiligo é de fazer queimaduras e envelhecimento, já que perdem a melanina e sua capacidade de defesa contra os raios solares. É importante que esses pacientes tenham cuidados especiais com a pele, como uso de protetor solar e evitar exposição ao sol em horários de pico.

O vitiligo pode se manifestar em qualquer tom de pele. Naqueles pacientes que têm a pele escura, o vitiligo vai se destacar mais do que aqueles parceiros que têm a pele bem mais clara.

Código:

Fonte
Vitiligo em 6 perguntas | Caio de Castro por Drauzio Varella