Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre pré-diabetes em 3 perguntas com Fernando Valente.

Música – Pré Diabetes: o que é e como diagnosticar?

Pré diabetes é uma situação em que a quantidade de glicose no sangue já apresenta uma alteração, mas ainda não é suficiente para ser classificada como diabetes. É um estado intermediário entre a glicemia normal e o diabetes.

O pré diabetes pode ser diagnosticado através de um exame de sangue simples, que mede a quantidade de açúcar no sangue em jejum de 8 horas (glicemia de jejum) ou pela dosagem da hemoglobina glicada, que é uma média do nível de açúcar no sangue nos últimos três meses.

Outro exame que pode ajudar no diagnóstico é o teste de tolerância à glicose, popularmente conhecido como curva glicêmica.

O pré diabetes é reversível se forem tratados os fatores que podem desencadear a condição, como excesso de peso, má alimentação, sedentarismo, tabagismo e má qualidade do sono.

Pessoas acima do peso, principalmente aquelas que concentram gordura na região da barriga, que já tiveram antecedentes de diabetes na gestação, têm familiares com diabetes do tipo 2, estão na raça negra ou têm mais de 45 anos, precisam estar atentas ao risco do pré diabetes.

Os sintomas do pré diabetes são inexistentes ou discretos, mas algumas pessoas podem apresentar escurecimento em regiões de dobras de pele ou ter pressão alta e níveis elevados de triglicerídeos e colesterol.

A reversão do pré diabetes é possível com mudanças no estilo de vida, como alimentação saudável, atividade física e cuidados com o sono. Quando a dieta é fundamentalmente rica em vegetais, grãos integrais, laticínios, frutas e exercícios físicos regulares, a possibilidade de reversão é maior. Porém, às vezes, medicação também é necessária.

Fonte: Pré-diabetes em 3 perguntas | Fernando Valente por Drauzio Varella