Câncer de Estômago
O câncer de estômago, ou câncer gástrico, é uma doença muito grave que, infelizmente, na maioria das vezes (cerca de 80% dos casos) é descoberta em estágios avançados da doença, o que dificulta muito o tratamento. Por isso, é muito importante que as pessoas conheçam o básico sobre a doença e, caso apresentem algum sintoma que possa ser de câncer, procurem assistência médica, possibilitando assim o diagnóstico da doença em seus estágios iniciais, o que aumenta muito a possibilidade de cura.
O estômago é um órgão sacular e muscular que fica na porção alta do abdome e recebe os alimentos após serem mastigados e passarem pelo esôfago. Ele é responsável pelo processo inicial de digestão. O estômago retém os alimentos durante um tempo, nesse período ele realiza contrações musculares que trituram os alimentos e também os dissolve no ácido suco gástrico que produz. Depois disso, ele promove o funcionamento desse bolo alimentar para o intestino fino, onde o processo de digestão continua e os nutrientes são absorvidos.
Incidência do câncer de estômago
No Brasil, a incidência de câncer gástrico é alta. Ele é o terceiro mais comum entre os homens e o quinto mais comum entre as mulheres. Cerca de 65% dos pacientes têm mais de 50 anos. São raros os casos em pacientes jovens, mas o câncer gástrico pode ocorrer em qualquer idade.
Fatores de risco
Não está claro o que causa câncer gástrico, mas as pesquisas médicas têm identificado diversos fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença. Hoje se sabe que um câncer começa quando a célula desenvolve alterações em seu DNA. As mudanças no DNA das células alteram seu código e fazem com que elas percam suas funções normais, originando assim as células cancerosas que passam a se reproduzir de um modo desordenado, invadindo e destruindo os tecidos saudáveis. Essas células também podem entrar na circulação, migrarem para órgãos distantes, originando assim alguns tumores, as chamadas metástases.
- Obesidade
- Tabagismo
- Abuso de bebidas alcoólicas
- Dietas ricas em alimentos salgados e defumados
- Dietas pobres em fibras, frutas, verduras e legumes
- Doença do refluxo gastroesofágico
- Pessoas que desenvolveram vários episódios de gastrite no decorrer da vida
- Pólipos estomacais
- Infecção por Helicobacter pylori
- Histórico familiar de câncer de estômago
Sintomas
Dentre os sintomas mais comuns de câncer de estômago, podem ocorrer:
- Dificuldade para engolir, chamada de disfagia
- Sensação de plenitude, empachamento após comer, mesmo que tenha comido pouco
- Indigestão e azia
- Dor na parte alta do abdome
- Náuseas e vômitos
- Perda de peso sem causa aparente
- Sensação de cansaço e fraqueza
- Anemia
Esses sintomas são comuns a outras doenças, mas se você ou sua família apresentar algum desses sintomas, procure um médico de sua confiança. Ele deve pedir, entre outros exames, uma endoscopia digestiva alta, que é o principal exame no diagnóstico do câncer de estômago.
Prevenção
Como todos sabem, o melhor remédio é a prevenção. E você pode tomar algumas atitudes a fim de diminuir as chances de desenvolver um câncer de estômago no decorrer de sua vida. Entre essas, se destacam:
- Mantenha um peso saudável através de uma boa alimentação e da prática de atividades físicas regulares
- Tenha uma alimentação rica em fibras, como sempre muitas frutas, verduras e legumes
- Diminua a ingestão de alimentos ricos em gorduras, salgados e defumados
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas
- Diga não ao tabagismo
Com essas atitudes, você não diminui apenas o risco de câncer de estômago, mas de outros cânceres e de vários outros problemas de saúde.
Espero que tenham gostado. Obrigado e até o próximo vídeo.
Fonte
Câncer de Estômago: O que é? Causas, Diagnóstico e Prevenção! por Dr. Mateus Antunes-Cirurgia do Aparelho DigestivoliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-04-07T224109+0000endTimestamp2022-04-07T224750+0000}