Pular para o conteúdo

Metotrexato: Bula explicada para Artrite Reumatoide e Psoríase Grave

Bula explicada: Metotrexato

Olá a todos! Meu nome é Natália Vitorelli, sou farmacêutica da Farma e hoje vou explicar para vocês a bula do medicamento Metotrexato de forma simples e fácil. Todas as informações deste vídeo são apenas para educar e de forma alguma substituem as orientações do seu médico.

O Metotrexato é indicado para casos oncológicos e não oncológicos, podendo ser encontrado em comprimidos ou solução injetável. Esses medicamentos líquidos que vem dentro de um vidrinho. Isso quer dizer que esse medicamento pode ser administrado por via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea e intratecal. Artrite reumatóide e psoríase são exemplos de indicações não oncológicas.

Como funciona o Metotrexato?

O Metotrexato é um medicamento citotóxico que inibe a multiplicação das células e consequentemente o crescimento tumoral. Na Artrite reumatoide, o Metotrexato age sobre o sistema imunológico, diminuindo a inflamação. Já na psoríase, o Metotrexato diminui a proliferação e a inflamação das células da pele e seus efeitos são notados da primeira a quarta semana após o início do tratamento.

Quais cuidados devo ter na hora de tomar o Metotrexato?

O Metotrexato tem alto potencial de toxicidade e por isso os pacientes devem ser acompanhados por profissionais de saúde habilitados para que qualquer sintoma de possíveis efeitos tóxicos e reações adversas sejam detectados imediatamente. A maioria das reações adversas é reversível se forem detectadas desde o início.

  • O Metotrexato pode causar feridas na boca, também conhecida como mucosite, problemas estomacais, náuseas, dor abdominal e problemas hepáticos.
  • Isso ocorre porque o medicamento causa deficiência de folato, que é a forma ativa do ácido fólico no organismo.
  • Em alguns casos, os efeitos levam paciente a parar de tomar o Metotrexato, por isso é importante fazer a reposição do ácido fólico.

Dúvidas frequentes

Aqui estão algumas dúvidas frequentes dos nossos pacientes não oncológicos:

  • O médico prescreveu 25 mg por ml, mas recebi o frasco de 50 mg por 2 ml. Será que eu recebi o frasco correto?
    • Sim, o menor frasco fabricado pelos Laboratórios contém 2 ml equivalente a 50 mg. Então, cada ml do medicamento contém 25 mg.
  • Posso guardar o Metotrexato na geladeira?
    • Após aberto, não é recomendado guardar o medicamento na geladeira. O descarte deve ser realizado adequadamente, evitando a contaminação de familiares, cuidadores, da população em geral e do meio ambiente.
  • Qual a seringa mais adequada para a administração do Metotrexato por via subcutânea?
    • A seringa para aplicação é graduada em unidades. Em 1 ml, há 100 unidades do medicamento. Se o médico prescreveu 0,4 ml, isso corresponde a 40 unidades da seringa utilizada na administração.
  • O Metotrexato injetável tem o mesmo efeito do oral?
    • Os pacientes podem ou não apresentar efeito colateral. A versão injetável reduz a intolerância gástrica, por isso muitos médicos prescrevem a substituição ao medicamento oral.

Se você assistiu até aqui, não deixe de curtir o vídeo e se inscrever no nosso canal. Esse e outros medicamentos você encontra no site da Farma. A gente entrega para todo o Brasil e você recebe bem rapidinho no conforto da sua casa e ainda pode contar com a nossa equipe de farmacêuticos para tirar todas as suas dúvidas.

Se você tem alguma dúvida sobre o Metotrexato, envie aqui nos comentários para gente. Espero que tenham gostado e até a próxima bula explicada. Tchau tchau!

Fonte
Metotrexato para Artrite Reumatoide e Psoríase Grave | Bula Explicada por AVFARMA