Vacina contra a Dengue
Olá, eu sou a doutora Neuza, ex-gerente de desenvolvimento de processo da Centro de Inovação do Instituto Butantan e fui convidada pelo Porta não tá Delas para falar sobre a vacina da Dengue.
Restrição de uso
- A vacina é restrita para algumas pessoas, como:
- Menores de nove anos;
- Pessoas que nunca tiveram contato com a doença;
- Mulheres que estão amamentando;
- Pessoas imunodeprimidas por algum tipo de doença, como HIV e leucemia, ou em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou altas doses de corticoides.
Resultados da vacina do Butantã
A vacina do Butantã, em suas primeiras fases clínicas, demonstrou ser segura e induzir anticorpos protetores contra os quatro tipos de vírus da Dengue. A vacina é bastante promissora no sentido de atingir um número maior de pessoas que possam ser vacinadas, principalmente em relação à vacina já existente que é restrita.
Fases finais da vacina do Butantã
A vacina do Butantã está finalizando três ensaios clínicos para atingir uma população bastante grande. Essa fase é um pouco demorada porque ela vai praticamente finalizar o estudo determinando o número de doses que precisa de reforço e principalmente analisar a eficácia da vacina, ou seja, se ela é capaz de proteger contra todos os tipos de Dengue.
Desafios da vacina contra a Dengue
Uma vacina contra a Dengue tem que necessariamente produzir anticorpos protetores e ser eficaz para os quatro tipos de vírus da Dengue. Isso é muito difícil de fazer porque o vírus da Dengue tem uma característica bastante importante: quando uma pessoa é infectada com um tipo de vírus da Dengue, o organismo dela acaba respondendo mais facilmente contra aquele tipo de vírus e não contra os outros três. Isso significa que se a mesma pessoa for infectada novamente por outro tipo de vírus da Dengue, o vírus fica potencializado e pode causar uma doença mais grave.
Fonte
Vacina da dengue em 5 perguntas | Neuza Frazatti Gallina por Drauzio Varella