Febre Zika e a preocupação com a microcefalia
A febre Zika é uma doença recente no país e tem causado grandes problemas, principalmente a preocupação com a microcefalia que poderá ocorrer nas mães e nas pessoas grávidas portadoras de Zika. O que também preocupa é a maneira como ela tem se difundido no país.
- Os sintomas da Zika são muito parecidos com os sintomas da dengue e da chikungunya;
- 80% dos pacientes portadores da Zika não apresentam sintomas;
- Manifestação da doença em torno de três a sete dias.
Outro fato que chama a atenção dos cientistas é que mais ou menos 80% dos pacientes portadores da Zika não apresentam sintomas, o que dificulta o segmento desses pacientes para que realmente possa ver a doença e suas principais complicações. Com relação à microcefalia, foi comprovado que principalmente no nordeste, especificamente em Pernambuco, ocorreu um grande caso de crianças com microcefalia, então começou a partir dessa observação a se achar que a Zika fosse o responsável por essas microcefalias.
Com relação aos cuidados, é importante que as pessoas, principalmente as grávidas, combatam o mosquito e evitem focos do mosquito em casa, além de usar repelente e telas nas janelas para evitar a convivência do mosquito com as pessoas dentro de casa.
Fonte
Febre Zika, sintomas, precauções e duração por Tarcísio Dias