Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre a coqueluche: sintomas, tratamentos e prevenção

Coqueluche – Entenda sobre a doença e sua prevenção

Olá! Hoje vamos falar sobre a coqueluche, uma doença infecciosa altamente contagiosa, causada pela bactéria Bordetella pertussis, que afeta principalmente crianças até os 12 anos de idade, atacando o sistema respiratório.

Transmissão

A transmissão da coqueluche ocorre de pessoa para pessoa, principalmente através da tosse. O doente infectado espalha a bactéria pelo ar quando fala ou tosse, contaminando as pessoas que estão próximas.

Sintomas

Os sintomas da coqueluche são muito parecidos com os da gripe, incluindo coriza, acessos de espirros, fadiga e perda de apetite. Porém, a partir de um certo estágio da doença, o doente passa a ter ataques de tosse intensos e sufocantes, com tricos respiratórios, o que pode levar à morte se não tratado corretamente.

Tratamento

O tratamento mais adequado é feito através da utilização de antibióticos, que ajudam a combater a bactéria causadora da doença. Além disso, é importante descansar bastante, ingerir bastante líquidos e utilizar o oxigênio e sedativos leves para congelados.

Prevenção

A principal forma de prevenção da coqueluche é através da vacina Tríplice, que também previne a difteria e o tétano. A vacina é dada em três doses com dois meses de intervalo, a partir do 2º mês de vida, com uma dose de reforço aos 15 meses de vida e aos 4 anos de idade. Além disso, é importante evitar o contato com as secreções das pessoas infectadas.

  • Vacina Tríplice
  • Evitar contato com secreções de pessoas infectadas

Fonte
Coqueluche por Anas2c