Pular para o conteúdo

Tratamentos para Lúpus: Melhorias no Bem-Estar dos Pacientes Sem Cura.


Hoje é o Dia Mundial do Lúpus. A doença auto-imune atinge principalmente as mulheres e ainda não tem cura, mas existem tratamentos para amenizar os sintomas. Vamos ver na reportagem da Priscila Cashna como a acupuntura, aplicação de agulhas, ajuda a tratar as dores dos pacientes. A prática, disponível no SUS, é também oferecida pela Associação Brasileira Superando o Lúpus para pacientes que convivem com a doença.
Uma doença grave, crônica e complexa, o lúpus pode levar anos para ser diagnosticado. Depois do diagnóstico, começa uma busca por qualidade de vida e informações precisas sobre a doença. Outra técnica oferecida é a cromoterapia, onde a aplicação de um estímulo colorido no ponto de cultura facilita a comunicação celular e reduz as dores.
Marisa convive com lúpus há 12 anos e percebeu os benefícios da prática para suas dores no joelho. Duas vezes por semana, a Associação promove atividades que promovem o bem-estar dos pacientes e tira dúvidas sobre a doença.
O lúpus é uma doença auto-imune, ou seja, o sistema imunológico ataca o próprio corpo. Os sintomas mais comuns aparecem na pele e nas articulações, mas a doença se manifesta de forma diferente em cada pessoa. Ocorre principalmente em mulheres em idade fértil por conta do hormônio estrogênio. O lúpus não tem cura, mas tem tratamento. Quando bem tratado, a doença fica em manifestação clínica e laboratorial.
Fonte: Tratamentos trazem bem-estar aos pacientes com lúpus, que não tem cura por TV Brasil