Pular para o conteúdo

Tratamentos para Câncer de Pele – Dicas do Dermatologista Dr. Paulo Müller

Tratamento do câncer de pele

Existem diversas alternativas para tratamento dos pacientes com câncer de pele. O tratamento que vai ser escolhido depende do tipo de câncer, da localização e das características do paciente, mas de uma maneira geral, o principal tratamento empregado é a decisão cirúrgica, ou seja, o tumor é removido por uma pequena cirurgia. Geralmente, os tumores não são tão grandes e com pequenas cirurgias em que remove o tumor e move-se um pouco de pele saudável ao redor do tumor. A gente chama isso de margem de segurança, tanto na lateralidade quanto na profundidade.

A partir daí, então a gente teria remoção total do tumor e esse material removido é enviado para análise histopatológico é que a biópsia, então ele vai ser avaliado para a gente saber exatamente qual o tipo de tumor. Esse tumor foi removido completamente na maioria das situações. Quando a gente tem um tumor ainda localizado, quando a gente tem um tumor que não é avançado, independentemente do tipo de tumor, esse tratamento é curativo. Por isso, na maioria das vezes, a primeira opção para tratamento do câncer de pele é o tratamento cirúrgico.

Existem opções não cirúrgicas que podem fazer uma cauterização, o tratamento que se chama terapia fotodinâmica. A gente tem até um vídeo falando a respeito da terapia fotodinâmica, mas seriam opções para tumores bem superficiais em fase bastante inicial. Então, esse tipo de tratamento não cirúrgico, ele tem que ser avaliado com muito critério.

Tratamentos como radioterapia, eventualmente, fazem parte do tratamento, mas não como uma regra, são mais raros. Esse tipo de tratamento pro câncer de pele dos quimioterápicos, eles têm que ser usados para o tratamento do câncer de pele. Olha, geralmente não se a gente consegue identificar o câncer de pele numa fase inicial, que é sempre o nosso objetivo, a princípio o tratamento cirúrgico ele é curativo, mas realmente a gente tem situações em que você tem um câncer que está se espalhando, que é o que a gente chama de metástases, e nesse caso, então o tratamento quimioterápico ele pode ser empregado.

No geral, o tratamento do câncer de pele é cirúrgico e para os casos iniciais, ele tem um alto índice de cura. Então, dado fundamental é que a gente sempre consiga fazer o diagnóstico precoce que na maioria das vezes, com um único procedimento a gente consegue resolver o problema em definitivo.

Fonte: Como tratar o Câncer de Pele – Tipos de tratamentos – Dr. Paulo Müller Dermatologista- por Dr. Paulo Müller