Inalação para Rinite e Sinusite
Opinião de um Otorrinolaringologista
Olá, seja bem-vindo a esse vídeo. José Neto, médico otorrinolaringologista, estou aqui para te ajudar a ter mais saúde e viver com mais qualidade.
Uma pergunta que as pessoas sempre me fazem é: “Doutor Neto, inalação serve ou não serve para rinite e sinusite?” Muita gente faz inalação com várias ervas e nesse vídeo eu vou deixar aqui a minha opinião com base científica, claro, para você não ficar escutando qualquer uma na internet e de repente perder o seu tempo fazendo coisas que não têm resultado ou fazendo coisas que tenham sido boas.
Antes, eu queria te pedir um favorzinho: se inscreva no canal aqui embaixo tem o link, você faz isso bem rapidinho. Também ative as notificações para a gente ficar sempre mais próximos. Eu vou te mandar notificações através do YouTube e você vai ser avisado, e assim a gente vai manter um relacionamento saudável e que pode te ajudar a ter mais saúde daqui para frente. Também me acompanha no Instagram e Facebook, aqui embaixo tem os links para você fazer isso.
Com a minha opinião sobre inalação, você sabe que a inalação é quando você faz, meio que um chá, colocando várias ervas como cidreira, malva, eucalipto, folha de laranja, folha de jatobá, bico e enfim, alguma erva que você coloca para ferver na água quente. Você envolve aquele recipiente com um papelão e aquele vapor que vai subindo, você vai respirando profundamente. Muita gente faz isso, inclusive indígenas, pessoas que fazem tratamento fitoterápico, se referem a melhora da sinusite, melhora da rinite.
E aí vou dar minha opinião em relação a isso. O seguinte, eu acredito sinceramente que isso traz algum benefício momentâneo, porque todos os medicamentos são retirados de plantas, são extratos de plantas, são pesquisados e acabam sendo disponibilizados para a população na dose correta, pouco tóxico e os chás dessas ervas devem conter substâncias anti-inflamatórias, propriedades anti-inflamatórias, também substâncias que causam efeito vasoconstritor, ou seja, diminui o calibre dos vasos sanguíneos. Isso obviamente leva os tecidos também a reduzirem o seu volume e no caso das vias respiratórias, qualquer redução de volume dos tecidos proporciona a respiração melhor, então anti-inflamatório e diminuir o inchaço, diminuir o edema e também vasoconstritor. Porém, isso é momentâneo, como eu falei, isso dura alguns minutos ou no máximo algumas horas. E aí você vai ficar sempre dependente dessas inalações. O grande perigo é quando você submete a farma dos princípios ativos, né, substâncias que não foram calculados. Você pode se intoxicar com isso, pode provocar lesões nos tecidos das vias respiratórias no longo prazo, pode inclusive tirar a capacidade de você sentir o cheiro das coisas. Então, eu acho arriscado fazer isso por conta própria. É virtualmente você está passando o feriado, final de semana dentro do mato, numa fazenda, e não tem nenhum medicamento, você sentindo assim, você faz inalação que vai te levar para você ficar fazendo isso constantemente. Sinceramente, isso pode ser perigoso para você.
A jovem então, muito cuidado com esses profissionais que ficam na internet falando baboseiras em bases científicas simplesmente para chamar a atenção e ganhar visualizações na internet. Muito cuidado. Isso não tem comprovação científica, não tem artigos falando sobre isso. Se tivesse, já teria sido liberado para usar na população em geral.
A melhor coisa para você fazer então, se você quer uma melhora contínua, constante, a longo prazo, é procurar um especialista. Nós estudamos mais de uma década para poder cuidar de você, tá bom? Então, estou te falando de coração o que pode ser melhor pra você.
Em outros vídeos aqui no canal, sempre baseado em coisas comprovadas cientificamente, pra te ajudar tem mais saúde, tem coisas naturais também que você pode fazer uso. Só você dá uma passadinha nos outros vídeos aqui no nosso canal, tá.
Espero que esse vídeo tenha aberto os olhos, tenha trazido um alerta. Que com a saúde não se deve brincar de alguma maneira, e se possa te manter mais seguro de si metralhadora de informações que se encontra aqui na internet, de pessoas muitas vezes sem as melhores intenções. Quero te agradecer por me acompanhar em mais um vídeo. Estou em encontrar muito em breve aqui mesmo no canal. Não esquece de assinar também, vai no Facebook, Instagram, lá nós podemos conversar melhor. Ah, se você tem alguma sugestão para fazer, se você tem um comentário, falar no seu caso, pode escrever aqui embaixo. Assim que possível, prometo que vou te fazer alguma resposta. Tudo bem? Grande abraço a você, saúde, paz e muito amor na sua chapa.
- Inscreva-se no canal;
- Ative as notificações;
- Acompanhe nas redes sociais;
- Procure um especialista para cuidar da sua saúde;
- Assista outros vídeos no canal;
- Deixe sugestões e comentários.