Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para reverter a vitiligo – Saiba mais aqui

Triagem Clínica para Vitiligo

Hoje eu quero falar sobre uma triagem clínica que está acontecendo para testar uma droga para tratar a doença chamada Vitiligo.

Essa doença chama minha atenção porque já conheci pessoas que a têm e acho que exemplifica bem o poder da ciência. Vitiligo causa despigmentação da pele e várias pessoas famosas já tiveram isso, como Michael Jackson e a modelo Winnie Harlow.

Embora não cause grandes problemas para os pacientes, às vezes é incômodo, principalmente quando afeta o rosto. Essa é uma doença autoimune, ou seja, o próprio corpo ataca o paciente e causa a despigmentação.

Atualmente, falta efetivo para uma repigmentação, mas a droga que está sendo testada, chamada Roxolitinib, é um inibidor de JAK1 e 2. JAK1 e 2 são duas proteínas que fazem parte de uma via de transição de sinais na célula que chamamos de JAK-STAT. As células imunes normalmente são ativadas com essa sinalização de JAK, mas esse inibidor para essa sinalização para ativar essas células imunes. Por exemplo, temos outras células que também são ativadas para o mesmo receptor.

Não sabemos bem a etiologia, ou seja, o que exatamente causa o vitiligo, mas sabemos que está associado com o sistema imune. O racional para o uso da droga é esse. Desenvolveram um creme que você passa na face e viram que em vários pacientes, principalmente aqueles que tinham a face afetada pelo Vitiligo, existe uma repigmentação após um certo tempo de uso. Os efeitos colaterais são muito pequenos, como acne ou a sensação de coceira.

Resultados da Triagem Clínica

Os resultados da triagem clínica são impressionantes. Vários pacientes tiveram uma repigmentação significativa depois de usar o creme:

  • Paciente 1: redução do índice de SF de 0,62 para um resultado muito bom;
  • Paciente 2: redução significativa ao redor da boca;
  • Paciente 3: diferença notável na perna;
  • Paciente 4: diferença significativa.

Esses pacientes muitas vezes sentem constrangimento e não se sentem bem, mas agora o estudo está dando uma oportunidade de reverter essa despigmentação, o que é algo fantástico.

Ainda não foi aprovada, mas acredito que logo logo será aprovada, talvez no próximo ano. Acho interessantíssimo esse tipo de estudo e queria compartilhar com vocês essa nova droga que está sendo testada para Vitiligo. Se você conhece alguém que tem Vitiligo, marque nos comentários e mostre para essa pessoa.

Valeu, deixe seu like aí e compartilhe. Tchau, tchau!

Fonte
Vitiligo: Podemos reverter? por Scienarq