Tratamento para o câncer de pulmão avançado
O tratamento para o câncer de pulmão avançado, estágio 4, ou seja, aquele câncer de pulmão que já se espalhou para outros órgãos, se tornou bastante complexo nos últimos anos. Isso, na verdade, reflete uma boa notícia para os pacientes porque significa que nós temos várias opções de tratamento que podem ser personalizadas de acordo com o perfil do paciente e perfil da doença.
O intuito do tratamento para o câncer de pulmão avançado é controlar a doença pelo maior tempo possível. A gente costuma dizer que os pacientes que aquele tumor que não cresce em geral não machuca o paciente, então nosso intuito é deixar o tumor controlado pelo maior tempo possível.
O outro ponto bastante importante no tratamento do câncer de pulmão é um envolvimento precoce da equipe de cuidados de suporte. Essa é uma equipe que ajuda a tratar os sintomas do câncer de pulmão do paciente, então não necessariamente o tratamento do câncer em si, mas dos sintomas como falta de ar, náuseas, dor e vômito. Já foi comprovado que fazer um controle dos sintomas de maneira bastante agressiva contribui para uma melhor qualidade de vida dos pacientes e por um tempo maior de vida.
Opções de tratamento
Com relação aos tratamentos específicos para o câncer de pulmão, hoje em dia, nós temos três opções:
- Quimioterapia tradicional
- Imunoterapia
- Terapia alvo
A quimioterapia age diretamente nas células do tumor e vão tentar destruir essas células tumorais. A imunoterapia tem uma ação diferente, o que ela faz é aumentar o sistema imunológico do paciente, já que o próprio sistema imunológico, as células de defesa do organismo, passam a atacar o tumor. Em geral, a imunoterapia quando ela funciona, ela funciona por um período mais prolongado, o que é uma grande vantagem hoje em dia do tratamento, e geralmente têm efeitos colaterais mais brandos do que os efeitos colaterais da quimioterapia. A terceira modalidade de tratamento, a terapia alvo, são em geral meditações via oral que vão agir diretamente nas células do tumor, tentando atacar o defeito específico que faz essa célula do tumor prolífera e dá origem ao câncer.
O médico precisa de alguns exames antes de escolher qual é a melhor modalidade de tratamento. Para alguns pacientes, a quimioterapia é melhor, para outros pacientes a imunoterapia é melhor e para outros pacientes a terapia-alvo vai ser melhor como a primeira escolha de tratamento. Uma vez iniciado o tratamento, são feitos exames de rechear cagen do tumor que saber se o tratamento está funcionando. Se o tratamento está funcionando, muitas vezes continua se com a mesma modalidade de tratamento. Se em algum momento o tratamento para de funcionar e o tumor volta a crescer, a gente pode utilizar então uma outra modalidade de tratamento. Por exemplo, se o paciente iniciou com imunoterapia e a imunoterapia funcionou por um tempo, depois deixou de funcionar, esse paciente pode começar a usar a quimioterapia, e o mesmo raciocínio vale para quem começou o tratamento com terapia alvo ou com quimioterapia ou em uma terapia.
Fonte
Tratamento do câncer de pulmão | 2019 por Vencer o Câncer