Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz para amigdalite: dicas e remédios caseiros.

Dor de garganta e amigdalite

Olá pessoal,

Hoje nós vamos falar de amigdalite e dor de garganta. Tão frequente é muitas vezes no inverno onde temos a criançada principalmente. A criança com dor de garganta sempre temos que lembrar desse relacionamento com a mãe, aquela coisa de não abraçar, eu não posso abraçar e beijar a minha mãe muitas vezes manifesta uma dor de garganta. Tem um sentimento ali reprimido, engasgado na garganta.

Lógico que tem os fatores ambientais que geram dor de garganta, invasão de vento frio, invasão de vento calor, porque a dor de garganta pode vir tanto no inverno quanto no verão. O adulto, os conflitos emocionais que geram adultos com faringite crônica, amigdalite de repetição, vira e mexe está com a garganta doendo, dói pra engolir então tem algo que não vai bem, é algo que está engasgado. Há algo que eu não engulo ou algo que eu sou forçado a engolir. Não falo, não me expresso, não solto, eu não posso soltar, eu sou comprometido com aquela situação, não posso falar e tenho que engolir seco, né? O medo e a desconfiança também são fatores emocionais que geram amigdalite. Eu não tenho segurança, eu tenho desconfiança de alguma coisa, não posso afirmar nada, tenho que conviver muitas vezes no ambiente de trabalho de muita desconfiança e competitividade, isso pode gerar dor de garganta. Então, se você tem os fatores emocionais mais os fatores ambientais, você tem dor de garganta.

Do ponto de vista da alimentação, com certeza o excesso de consumo de leite e derivados, seja queijo, requeijão e yogurtes hoje na nossa alimentação nós temos muito a presença do leite e a presença do leite é só prejudicial devido à lactose também é, porém, é muito mais pela proteína, pela cafeína que é uma molécula grande de proteína e que é muito pouco metabolizado. Nós sabemos que hoje essas vacas são induzidas com hormônio de crescimento para crescerem rápido e com oxi toxina para poder eliminar o leite rápido e esse leite com certeza vem com uma concentração maior de caseína, lactose e gordura saturada. Essa caseína então não metabolizada, ela acumula mucosidades linfáticas e nós não podemos esquecer que a amígdala é um órgão linfático. Então, esses caseínas que aparece aquelas manchinhas, aquelas bolinhas brancas na amígdala ou as inflamações de repetição, amígdala é um órgão de defesa. Então, amígdala está reagindo a uma situação criando anticorpos, criando leucócitos, os glóbulos brancos de defesa. Então, na medicina chinesa, nós tratamos a garganta com ervas que purificam a mucosidade, que elimina uma curiosidade, umidade, friagem e muitas vezes o calor tóxico.

Passa pela dieta, passa pelo emocional, onde nós associamos à fitoterapia chinesa com a homeopatia é pra tratar o emocional tanto adulto quanto da criança que tenha amigdalite de repetição, mas a dica maior é evitar o consumo dos gelados e consumo dos laticínios, isso já vai diminuir bastante amigdalite de repetição. Eu espero que vocês tenham gostado da dica. Prestem atenção, observem em si e vamos em frente até o próximo vídeo. Bom dia!

  • Fatores ambientais que geram dor de garganta:
    • Invasão de vento frio
    • Invasão de vento calor
  • Fatores emocionais que geram dor de garganta:
    • Conflitos emocionais
    • Medo e desconfiança
  • Alimentos que devem ser evitados:
    • Leite e derivados
    • Queijo
    • Requeijão
    • Yogurtes
    • Gelados

Fonte
Amigdalite por Dra Ana Clélia Mattos