Pular para o conteúdo

Tratamento eficaz de pedra na vesícula biliar com o Dr. Fabio Atui


Remédio para pedra na vesícula – Dúvida Respondida por Cirurgião do Aparelho Digestivo

Remédio para pedra na vesícula – Dúvida Respondida por Cirurgião do Aparelho Digestivo

Amigos internautas,

A dona Ivonete Moura me pergunta, brigadona internet.

Todos sabem, gostaria de saber se pedra na vesícula tem remédio para que não haja necessidade de cirurgia.

Cá entre nós, eu poderia responder preciosa Dona Ivonete, mas eu vou pedir encarecidamente para o professor Fábio atue, nosso querido amigo, cirurgião do aparelho digestivo, coloproctologista e consultor do programa Bem Estar. Professor na universidade de São Paulo, trabalha com a gente no hospital Sírio Libanês e acima de tudo, meu amigo.

Por favor, doutor Fábio, responda para Dona Ivonete se há remédio para dissolver o cálculo. Esse remédio deve ser utilizado? Ele não causa nenhum problema, e o que ela pode fazer para se livrar desse cálculo?

Obrigado do fato Sally, obrigado pela pergunta saienta ligado pra eu considero. Essa é a nossa relação internet é muito saudável. Aprendo muito com você, meu maestro, meu professor, e aprenda também. Acho que as pessoas que estão em casa acompanhando a nossa conversa também se beneficiam. Então, é bom pra todo mundo.

A pergunta que você me fez hoje é a pergunta de Dona Ivonete. Ela é, não é só a pergunta dela, todo mundo tem essa dúvida. É porque como elas ouvem falar que na pedra do rio você pode quebrar pedra e urinar e ednei naquela areia é decorrente da quebra dessa pedra e melhorar o hospital. As pessoas se questionam por que a pedra na vesícula você tem que ter que operar ao invés de quebrar né.

Então, assim, é esse o motivo. A drenagem da vesícula ela se junta com a drenagem da via principal, a drenagem do fígado, e também se junta com a drenagem do pâncreas. E quando uma pedra migra, sai da visita em top, esse caminho, seja da via principal, seja do punk, ou seja, dos dois é muito grave porque pode levar uma cola existe aguda e pode levar à pancreatite aguda familiar que são quadros graves que podem até, que necessitam muitas vezes, de internação e UTI e podem até levar à morte.

Então, a gente não arrisca não quando tem pedra na vesícula. O tratamento para a pedra na vesícula é a cirurgia. Aí você vai dizer, “Todo mundo tem pedra na vesícula, tem que operar?” Não. Você tem que pesar o risco da complicação pela pedra contra o risco da complicação da cirurgia.

Então, sem ser muito hipócrita, a minha mãe, dona Zoraide, essa sua paciente, ela tem pedra na vesícula, e nós sentimos, por conta da idade dela, por conta dos problemas de saúde dela de coagulação, de outros problemas, não opera lá da pedra na vida, porque a gente considerou que o risco da pedra é menor do que o risco da cirurgia. Enquanto que outras pessoas que chegam aqui no consultório, pessoas jovens, com uma pedra na vesícula, a gente tem uma tendência maior a operar, porque tá melhor de saúde, suporta o menor, uma vez que existia, e é a chance de ter uma complicação. Uma menina de 30 anos com a pedra na vesícula tem muitos e muitos anos de vida pela frente. A chance dessa pedra nigir dá um problema pra ela é maior do que a chance dela migra uma senhorinha muito mais velha que tem também o mesmo problema que tem uma expectativa de vida ainda é menor. Então, Sally, as opções para tratamento de pedra na vesícula são operar ou não operar é, e outras opções com tratamentos medicamentosos para dissolver a pedra, pra ondas de choque e coisas assim, elas não são feitas. Inclusive, a gente tem bastante ação, porque se você olhar na internet, você vai ouvir, vai ver artigos não médicos, mas artigos leigos falando, “Olha, um chá pra quebrar pedra isso, aquilo, isso.” Isso é, na minha opinião, tem uma fé envolvida, porque não resolve o problema do paciente. E se dissolver a pedra, é ainda pior, que pode causar aquela as complicações que eu disse, como pancreatite e consiste qual existe agudo.

Dona Ivonete, é o seguinte: é a cirurgia. Mas é já razoavelmente simples. Conversa com seu médico, avalie o risco da cirurgia contra o risco da complicação da pedra. E se tiver que se operar, vá sem medo, tranquilamente. É uma cirurgia bem simples, e tenho certeza que tudo dará certo. Feature saúde.

Fonte: Tratamento para pedra na vesícula biliar – Por Dr. Fabio Atui 26/02/2016 por Fabio Atui