A infecção fúngica vaginal é principalmente causada pelo fungo Candida albicans. Candida albicans é o nome da levedura e é frequentemente considerada como um fungo. Candida albicans vive naturalmente na vagina juntamente com as bactérias. Sob certas circunstâncias, esse equilíbrio pode ser interrompido e o fungo pode começar a crescer excessivamente, resultando em uma infecção.
Alguns exemplos de circunstâncias que podem causar esse desequilíbrio são: repetidamente lavar/enxaguar a vagina com sabão, flutuações hormonais, utilização de antibióticos, tensão/stress, diabetes e diminuição da imunidade. Se você possui um desses fatores de risco, pode ter um risco maior de desenvolver uma infecção vaginal por Candida.
Esta infecção pode manifestar-se na vagina, assim como na região dos lábios. Os sintomas da candidíase vaginal são: coceira na vagina e ao redor dela, uma queimação dentro e ao redor da vagina, dor durante a micção ou relação sexual, corrimento vaginal intenso, vermelhidão e inchaço da parede vaginal e dos lábios. Normalmente, existem vagas queixas, e muitas vezes a infecção vaginal não produz nenhum sintoma. Por isso, o tratamento não é necessário em alguns casos.
Em muitos casos, o seu médico pode fazer um diagnóstico baseado nas suas queixas e em características externas. Se as queixas indicarem uma infecção fúngica vaginal, o seu médico poderá fazer um exame interno e coletar um pouco de secreção vaginal para análise. Candida albicans pode ser identificado através do microscópio.
A infecção vaginal pode ser facilmente tratada com medicamentos. A candidíase vaginal pode ser tratada com medicamentos que matam fungos. O seu médico pode escolher um tratamento local, como uma pílula vaginal ou um creme de uso interno. Além disso, o médico pode prescrever um tratamento oral, como uma pílula. As queixas de uma infecção vaginal geralmente desaparecem depois de dois a três dias de tratamento.
É aconselhável evitar relações sexuais até que as queixas desapareçam. O seu parceiro só precisa ser tratado se ele também tiver alguma queixa. O seu médico pode lhe dar mais informações sobre a candidíase e seus possíveis tratamentos.
Fonte: Infecção fúngica vaginal – Causa e tratamento por televisaosaude