Pular para o conteúdo

Tratamento de Uretrites: Sindromático ou Etiológico? Pus na Uretra.


Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Cláudioluz e sou lojista. Estou hoje aqui para conversar com vocês sobre mais um tema da urologia.
No passado, quando o paciente procurava o médico com quadro de uretrite, o médico ouvia o paciente, examinava e procurava fazer um diagnóstico etiológico da doença. Tratava-se de uretrite gonocócica ou de uretrite não-gonocócica, produzida geralmente pela clamídia, pelo micoplasma ou pela uretra. E depois era fácil tratar a doença.
Hoje estamos preocupados em fazer um diagnóstico da síndrome da secreção uretral. O paciente tem uma secreção uretral que é uma senha do meio da secreção. Então o paciente tem corrimento na região, tem ardência e coceira. Então, o paciente tem uma síndrome da secreção uretral. O médico já pode fazer o tratamento.
Esse tratamento vai pegar todas essas bactérias, desde a gonorreia até essas outras bactérias que causam a uretrite não-gonocócica. Só que o paciente vai ser medicado com dois medicamentos, dois medicamentos em dose única, que vão matar a bactéria. E essas outras bactérias também, causadoras da uretrite não-gonocócica.
Em outros países, esses pacientes vão receber um terceiro medicamento para o tricomonas vaginalis, mas aqui no Brasil a orientação é para fazermos o tratamento sindrômico, ou apenas esses dois medicamentos.
Em vídeos futuros, vamos falar sobre extintor de medicamentos, por que mudamos esse conceito, por que hoje fazemos o tratamento sindrômico e já não nos preocupamos tanto com o diagnóstico laboratorial, o diagnóstico etiológico.
Por causa dessas três situações, hoje fazemos o tratamento sindrômico das uretrites. Mesmo assim, nos próximos vídeos, vamos detalhar as uretrites, como se faz o diagnóstico clínico, o diagnóstico laboratorial e como se faz o tratamento das uretrites, fazendo essa separação clássica de uretrite gonocócica e uretrite não-gonocócica.
Hoje, o que vemos é o tratamento sindrômico e não mais o tratamento etiológico. E isso não significa que não devemos ter mais nenhuma preocupação com a etiologia das uretrites. Tá certo? Tá bom. Então tá, até o próximo vídeo.
Fonte: Saindo secreção (pus) da uretra. Tratamento sindrômico ou etiológico das uretrites? por Dr. Claudio Mussi – Urologista