Olá, sou Antônio Rangel, enfermeiro estomaterapeuta na Vila Armane.
Nesse vídeo, vamos explicar como realizar o curativo em úlcera venosa utilizando a membrana regeneradora porosa.
Lembrando que a membrana regeneradora porosa contém poros, permitindo com que o excesso do exsudato se transfira para o curativo secundário, que pode ser uma gaze, favorecendo a cicatrização.
Para acompanhar esse procedimento, vamos utilizar:
- soro fisiológico
- membrana regeneradora porosa membro da Cellcom
- médios
- gazes
- e ataduras
Após a avaliação criteriosa da lesão, vamos realizar a limpeza da ferida. Aplica o soro fisiológico em jato em toda lesão.
Faça também a limpeza nos modos da ferida em pele íntegra. Isso vai facilitar a aderência da membrana.
Acople a membrana em toda a região da ferida, cuidando que ultrapasse um centímetro a centímetro e meio em pele íntegra. Aplique novamente soro fisiológico para que ela seja completamente molhada no leito da lesão.
Se houver necessidade, você pode sobrepor uma membrana sobre a outra, ou seja, cortada após a aplicação da membrana.
Vamos realizar o curativo secundário. Aplique algumas camadas de gaze sobre toda a lesão para absorver o excesso de exsudato. Esse curativo pode ser trocado uma ou duas vezes por dia, de acordo com a quantidade de exsudato.
Na sequência, faremos o enfaixamento com atadura de crepe para fixar o curativo secundário. Esse enfaixamento, nos casos de úlceras venosas, deve ser realizado desde o dorso do pé até próximo ao joelho, para que haja um melhor controle do edema.
Para a realização da troca do curativo secundário, temos a exata dura e as gazes utilizadas. Aplique soro fisiológico em torno da lesão e como bonequinha de gás, faça uma leve compressão sobre a ferida para expulsar o excesso do exsudato. Essa interface membrana-ferida.
Repita esse procedimento três vezes: soro fisiológico, bonequinha de gás, soro fisiológico, bonequinha de gás.
Após isso, aplique nova camada de gases sobre a lesão e faça novamente o enfaixamento.
O período de permanência da membrana pode se dar entre 5 a 12 dias, de acordo com avaliação do profissional que esteja acompanhando o caso.
Nos casos em que houver sido digitalizado como necrose, orientamos a permanência entre cinco a sete dias. Na medida em que esse processo for limpando e houver o surgimento do tecido de granulação, podemos aumentar esse período de permanência para sete a dez dias. E, na medida em que a tri do velho for se contraindo e finalizando cicatrizando, você pode aumentar o tempo de permanência até 12 dias.
Lembrando que o curativo secundário deve ser trocado diariamente.
Importante também observar que a membrana, nesse período de permanência, pode adquirir uma coloração esverdeada. É o processo natural do tratamento com a membrana regeneradora porosa.
No Brasil, para mais informações, acesse nosso site.
Até a próxima.
Fonte: Aplicação de Membracel em Úlcera Venosa por Vuelo Pharma