Pular para o conteúdo

Tratamento de Hepatite C no SUS: Saiba como é feito.


Tratamento da Hepatite C

Cerca de 500 mil pessoas no Brasil têm a doença e não sabem, provavelmente porque nunca apresentaram sintomas. O problema é que não ter sintomas não significa que a doença não esteja provocando danos, pelo contrário, muitas vezes quando os sintomas surgem é porque já existe um quadro de cirrose ou até câncer de fígado, doenças muito graves.

Descobrir se você tem o vírus é simples. O SUS disponibiliza gratuitamente um exame chamado Teste Rápido HCV e é rápido mesmo, com amostra de sangue colhida com o furo no dedo, em 15 minutos é possível diagnosticar se você é portador do vírus. Qualquer pessoa pode solicitar o teste em uma unidade básica de saúde ou centro de testagem e aconselhamento da sua região.

O SUS disponibiliza também o tratamento, caso o resultado seja positivo. O paciente é encaminhado para um especialista que pode solicitar novos exames para verificar se existem complicações relacionadas à hepatite C, como indícios de cirrose, por exemplo. Em paralelo, a pessoa inicia o tratamento para hepatite C, mesmo que não tenha nenhum sinal de comprometimento do fígado.

  • Desde 2018, o Ministério da Saúde adota um protocolo de tratamento moderno que utiliza medicamentos com maior eficácia e menor risco de efeitos colaterais e menor custo. Dos medicamentos administrados por via oral, são diários e o tratamento leva em média apenas 12 semanas.
  • É importante seguir o protocolo com disciplina, porque nesses casos a chance de cura chega a 98%.
  • Tomar medicamentos todo dia por 12 semanas pode parecer muita coisa, mas vale aqui fazer uma comparação: protocolos mais antigos curavam no máximo metade dos pacientes, além de serem necessárias 48 semanas. Nesses casos, o paciente também precisava ir a um serviço de saúde para receber injeções que provocavam efeitos colaterais como náuseas, emagrecimento, dor de cabeça, depressão, queda de cabelo, e isso favorecia o abandono.

Se você desconfia que foi infectado por conta de seringas, tesouras ou alicate de unha infectados, vive com HIV ou tem AIDS, faz hemodiálise ou é usuário de drogas, ou se você é profissional de saúde, procure o serviço público de saúde para realizar o teste.

Se você é mãe e tem hepatite C, leve seus filhos para saber se eles não foram infectados na vida intrauterina. Ainda, as pessoas com mais de 40 anos deveriam fazer o teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida. Não espere sentir os primeiros sintomas.

O tratamento é 100% gratuito e está disponível para toda a população.

No próximo vídeo, vou falar sobre o plano de eliminar a hepatite C completamente e como cada um pode contribuir.

Código:

Fonte
Como é o tratamento de hepatite C no SUS | Coluna #125 por Drauzio Varella