Oi pessoal, tudo bom? Sou Franco Martins, médico do sono. Hoje vou falar para quem tem apneia do sono e não consegue utilizar o CPAP. Uma a cada três pessoas têm um pouco menos de sucesso. Eu tenho uma taxa de sucesso bastante grande no dia de uso de cefaleia no consultório, devido à abordagem diferenciada que faço com os pacientes, o acompanhamento um pouco mais de perto e mais individualizado.
Porém, mesmo assim, existem pessoas que têm muita dificuldade com o CPAP e pessoas que não têm acesso a um serviço de saúde em lugares longínquos e ermos. Este vídeo pode chegar a vários lugares do mundo, como já acontece. Então, qual é uma alternativa comprovada para tratamento da apneia do sono? São os aparelhos intraorais.
Então, tenho aqui um modelo de um aparelho intraoral. O que são aparelhos intraorais? São aparelhos que vão dentro da boca da pessoa, por isso eles são chamados intraorais. Existem dois tipos de aparelhos intraorais. Vou falar do aparelho de avanço mandibular, que é o trabalho mais que eu tenho mais experiência e maior taxa de sucesso.
Como que funciona o aparelho de avanço mandibular? Então, você tem aqui a sua mandíbula, que é esse osso daqui da região debaixo do nosso crânio e aqui, esse osso que a gente chama de maxila. Os aparelhos de avanço mandibular irão avançar a mandíbula. Qual é o objetivo disso? É de que essa região aqui consiga jogar esse osso, a mandíbula, para frente, juntamente com a língua e as partes moles.
Esse é um tratamento então, além do CPAP, que utilizem pacientes que não conseguiram usar o CPAP, em pessoas que fazem viagens e querem usar durante uma viagem de avião, dentro do avião, uma viagem de trem, dentro do ônibus do transporte público que a pessoa dorme ali, durante aquele período, ela coloca o aparelhinho e está resolvido, tratado a apneia de forma adequada.
Existem vários modelos e esse aqui é o que eu tenho aqui. E aqui está o modelo fora da boca. É importante procurar um ortodontista do sono para fazer o molde do aparelho, pois precisa ser uma pessoa capacitada que faça o molde direitinho e tenha conhecimento de como colocar o aparelho.
Isso também pode mexer com a sua arcada dentária. Você pode ficar com dor nessa região da articulação, pode entortar seus dentes. Não precisa ser um profissional adequado com essa formação de sono para fazer isso de uma forma correta.
É isso aí pessoal. Quem quiser saber mais detalhes deixe um comentário aqui. Meu nome é Franco Martins, médico do sono. Um abraço!
Fonte: Aparelho Intra Oral – APNEIA sem CPAP por Franco Martins