Pular para o conteúdo

Tratamento de acne e queda de cabelo com Espironolactona.


Olá, a dúvida de hoje é sobre espironolactona e alopecia. Uma seguidora me perguntou se a espironolactona é realmente efetiva no tratamento de queda de cabelo.
Bem, antes de tudo, é importante destacar que a queda de cabelo pode ter diversas causas, como estresse, alimentação, genética e produtos químicos utilizados nos cabelos. Então, atribuir a queda de cabelo somente ao uso de medicamentos é um passo avançado.
Porém, é verdade que o androgênio pode causar alopecia e, nesse caso, o médico pode prescrever a espironolactona ou a finasterida, um inibidor de 5 alfa-redutase.
A espironolactona é um diurético que age nos rins, eliminando água e alguns minerais. Além disso, ela age no receptor de testosterona, inibindo a ação da testosterona. Por isso, pode ser utilizada no controle da acne e da alopecia.
No entanto, os estudos científicos sobre a efetividade da espironolactona no tratamento da queda de cabelo são divergentes e não há um alto grau de evidência. A finasterida e o Minoxidil são medicamentos mais indicados para o tratamento da alopecia.
Portanto, se o médico optar pela espironolactona, é importante utilizá-la com cautela e sob prescrição médica, uma vez que pode causar efeitos colaterais como atraso na menstruação, perda de potássio e labirintite.
Lembrando que a queda de cabelo deve ser tratada com uma abordagem ampla, que inclui cuidados com a saúde capilar, alimentação adequada e tratamentos específicos.
Fonte: ESPIRONOLACTONA, ACNE E QUEDA DE CABELO. por Dra Tatiany Faria