Pular para o conteúdo

Tratamento da trombose: tempo de duração


Olá, meu nome é Karolina, eu sou angiologista e vou falar nesse vídeo um pouquinho sobre por quanto tempo dura o tratamento da trombose venosa.
Para começar uma revisão rápida: a trombose é o nome da doença em que por “ene” causas o sangue coagula anormalmente dentro de uma veia, entupindo, obstruindo a circulação de retorno naquele local. E o principal tratamento da trombose venosa é feita com um grupo de medicações que a gente chama de anticoagulantes que, apesar do nome, não têm a função de dissolver aquele coágulo dentro da veia não. Isso vai ser que pelo próprio organismo da pessoa.
A função do anticoagulante no tratamento da trombose é de bloquear aquelas reações químicas que ativaram o processo de coagulação da veia então para dois motivos específicos: primeiro – o uso já na fase aguda ou na fase inicial do tratamento é para evitar que aquele coágulo aumente tamanho então evitar a extensão do trombo, diminuindo então risco de embolia pulmonar e diminuindo o risco de complicações tardias, como por exemplo, a síndrome pós-trombótica. No tratamento de manutenção, ou seja, a longo prazo, visa coibir essas reações químicas para evitar a formação de um novo coágulo, diminuindo então a chance de uma nova trombose. E isso enquanto o próprio organismo se encarrega de dissolver aquele coágulo já formado.
Agora, para que esses objetivos ocorram, duas coisas a gente tem que fazer: primeiro, iniciar o tratamento com os anticoagulantes o mais precocemente possível e, segundo, estender esse tratamento por tempo bastante até que se tenha segurança do baixo risco de reformação do coágulo.
Agora a pergunta do vídeo: quanto tempo é esse tempo? Os guidelines hoje que a gente tem nas diretrizes que a gente tem esse tempo é um tempo longo que varia de mais ou menos três a seis meses inicialmente a depender de qual foi a veia que foi comprometida pelo coágulo. Em alguns casos porém quando o angiologista identifica que o paciente possui alguns fatores de risco para recidiva, para retrombose, nesses casos o próprio angiologista identificando pode optar por estender o tratamento por um ano ou então mesmo indefinidamente.
Dentre esses fatores que podem ser identificados são, por exemplo, quando o angiologista identifica que o paciente é um paciente portador de trombofilia. Ou nos casos de paciente em tratamento e ainda não curado de um câncer. Ou nos casos de uma mulher que foi diagnosticado com trombose durante a gravidez. Ou naqueles casos em que a causa da trombose não é conhecida. Que a trombose ocorreu em uma veia incomum da trombose. Ou então nos casos em que o paciente já teve mais de um ou de 2 episódios de trombose.
Como viram tratamento da trombose é um tratamento prolongado, mas é muito importante seguir à risca todo o tempo de tratamento. Isso para diminuir o risco um dos principais riscos de quem já teve trombose uma vez que é ter trombose novamente e se submeter todos os riscos inerentes à doença.
Espero ter ajudado. Qualquer coisa nos comentários.
Fonte: Quanto tempo dura o tratamento da trombose? por Saúde das Veias por Dra Karolina Frauzino