Pular para o conteúdo

Tratamento com Imunoterapia para Câncer de Pulmão com Pembrolizumab

Tratamento do câncer de pulmão

No mês de setembro, foi lançada uma imunoterapia para o tratamento do câncer de pulmão. A hemoterapia é um dos melhores tratamentos existentes para um subtipo específico, mas é importante saber que existem diferentes tipos de câncer de pulmão:

  • Pequenas células
  • Não pequenas células, dividido em adenocarcinoma e carcinoma escamoso

Além disso, cada caso pode ter uma mutação específica, e é importante identificá-la para escolher o melhor tratamento. Quando há uma mutação específica, pode-se usar um medicamento que bloqueie o alvo dessa mutação. Caso contrário, o tratamento inicial é a quimioterapia, que mata células que se multiplicam rapidamente.

Outra opção é a imunoterapia, que pode ser usada isoladamente ou em combinação com a quimioterapia. Existem estudos que mostram que a combinação é mais efetiva do que a imunoterapia sozinha.

  • Se o marcador PD-L1 estiver expresso em mais de 50% dos casos, pode-se usar a imunoterapia isoladamente;
  • Se o marcador PD-L1 não estiver expresso ou estiver expresso em menos de 50% dos casos, a combinação de imunoterapia e quimioterapia é mais efetiva.

A resposta ao tratamento pode demorar algumas semanas para aparecer, mas os efeitos colaterais são geralmente manejáveis. A imunoterapia é uma arma importante no tratamento do câncer de pulmão e pode ajudar a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Fonte
CÂNCER DE PULMÃO | Tratamento com IMUNOTERAPIA com PEMBROLIZUMAB por Dr. Felipe Ades MD PhD