Transplante de Melanócitos
Olá, eu sou a Doutora Patrícia, da Clínica de Vitiligo, e vou falar um pouquinho para vocês sobre o transplante de melanócitos. Quando iniciamos o tratamento de um paciente com vitiligo, nós sempre precisamos observar em qual fase evolutiva as manchas se encontram. A primeira questão é estabilizar as manchas. Quando as manchas estão aumentando, nós vamos também sempre procurar observar as características das manchas para definirmos qual a capacidade de melhora que elas apresentam. Manchas que apresentam uma certa pigmentação no seu interior, ou seja, manchas que não estão completamente brancas, apresentam grande capacidade de melhora. Assim como as manchas que apresentam pelos pretos no seu interior, essas manchas respondem muito bem ao tratamento clínico.
Então, nós iniciamos um tratamento clínico com cremes, sol, pós-terapia, injeções de medicamento. Ou seja, o tratamento clínico pode ser instituído e as manchas apresentarão uma boa resposta. A cirurgia de transplante de melanócitos é boa para manchas que não apresentam capacidade de melhora com o tratamento clínico. É preciso também que as manchas estejam estáveis no período de um ano, ou seja, elas não podem estar apresentando crescimento e nem uma mancha nova pode ter surgido durante esse período. A cirurgia pode ser realizada em qualquer faixa etária, inclusive em crianças, desde que elas tenham maturidade para passar pelo procedimento, que exige uma anestesia local e um período de resguardo de uma semana sem movimentar muito a área operada.
- O transplante de melanócitos é realizado há muitos anos;
- As técnicas já conhecidas foram modificadas pela Clínica de Vitiligo;
- Assim, nós atingimos os melhores resultados;
- São inúmeros pacientes tratados há mais de uma década na Clínica de Vitiligo com o transplante de melanócitos e com excelentes resultados.
Caso você tenha dúvidas sobre o procedimento, a região ou orçamento, você pode entrar em contato conosco. Para realizar o procedimento, marcamos a área das manchas com uma caneta de marcação cirúrgica. Nós vamos marcar os pontos de onde nós vamos retirar os fragmentos de pele da mancha. É realizada uma anestesia local tanto da área doadora quanto da área receptora. Então, as manchas serão infiltradas com o medicamento anestésico para que não tenha dor durante o procedimento. Após anestesiada a área, pequenos fragmentos de pele serão retirados das manchas de Vitiligo, assim como da área doadora, que é geralmente a área atrás da orelha. Então, os fragmentos retirados serão implantados nas manchas de Vitiligo. Após a implantação, nós realizamos um curativo que deve permanecer na área por um período de uma semana. Em geral, não há dor durante o procedimento.
Uma vez que as áreas estão anestesiadas, o curativo deve permanecer na área receptora por uma semana. O pós-operatório é bastante tranquilo. O paciente pode retomar as suas atividades diárias, desde que não haja muito movimento da área operada. Não deve se expor ao sol, praticar atividade física, frequentar a piscina ou praia no período de uma semana após a cirurgia. O paciente é orientado a expor as manchas ao sol ou a realizar fototerapia, o que é essencial para que haja pigmentação nas áreas operadas.
Espero que vocês tenham gostado desse vídeo e que tenha esclarecido as dúvidas de vocês a respeito do transplante de melanócitos. A Clínica de Vitiligo está sempre à disposição para esclarecer as suas dúvidas. Você pode entrar em contato por meio das nossas redes sociais ou através do nosso WhatsApp.
Fonte
Vitiligo – Transplante de Melanócitos | Clinica de Vitiligo por Clínica de Vitiligo