Teste Rápido a Bom Hepatite C HCV
O teste rápido a bom hepatite C HCV é um imunoensaio cromatográfico rápido para detecção qualitativa de anticorpos contra o vírus da Hepatite C em amostras de soro, plasma ou sangue total.
O dispositivo de teste, denominado cassete, tem um local para adição de amostra e da solução tampão, que denominaremos poço. Existe também uma janela de leitura do teste composta pela área de teste (T) e pela área de controle (C), onde as linhas irão aparecer.
Quando abrir cada caixa do kit, confira os seus componentes. Nos kits Avon Hepatite C HCV, você vai encontrar:
- Uma instrução de uso
- Uma bula ilustrativa
- Um frasco conta-gotas contendo 3 ml de solução tampão
- Uma embalagem com 20 lancetas para punção digital, 20 pipetas capilares de 50 micro litros e 20 dispositivos de teste sagrados II
A cada embalagem de dispositivo de teste contém um dispositivo de teste pronto para uso, um sachê de para realização da técnica. Também é necessário recipiente para descarte, cronômetro, álcool 70 porcento, algodão ou gaze.
O teste rápido a bom hepatite C HCV é estável durante todo o seu prazo de validade externa, Senado entre 2 e 30 graus. Não congelar o kit ou seus componentes.
Para realização do teste, é necessário que o kit e as amostras estejam à temperatura ambiente antes de começar. Organize sua área de trabalho, pense sempre na sua segurança. Utilize equipamentos de proteção individual, jaleco e luvas. Confira o prazo de validade do kit diagnóstico na caixa externa.
Como executar o teste rápido a bom hepatite C HCV:
- Tire o dispositivo de teste da embalagem e coloque sobre uma superfície plana e livre de vibração.
- Faça a identificação do dispositivo com as iniciais e o número do indivíduo a ser testado.
- Realize a coleta de amostra de sangue por punção digital. Para coletar a amostra, escolha o dedo indicador, médio e anelar, priorizando o que não tiver feridas ou calos. Segure a mão do indivíduo com o lado da Palma para cima. Pressione levemente a mão no sentido do Punho para o dedo onde será feita a punção. Faça assepsia do local da punção em um único movimento. Deixe o álcool secar completamente. Posicione firmemente a lanceta na parte lateral da polpa do dedo e faça a punção. Não aperte o globo. Encoste a extremidade aberta da pipeta capilar na gota de sangue e permita que o sangue entre por capilaridade até a junção da pipeta capilar. Não permita a formação de bolhas. Em seguida, coloque a pipeta capilar na posição vertical e dispense o volume de 50 microlitros da mostra no posto do dispositivo de teste. Descarte a pipeta capilar.
- Coloque o frasco na posição vertical e adicione cuidadosamente uma gota de solução tampão ao poço em que foi colocada anteriormente a amostra.
- Será possível fazer a leitura de resultados do teste rápido a bom hepatite C HCV depois de decorridos 10 minutos da adição da solução diluente. Não faça a leitura do teste após 20 minutos.
- Qualquer teste só será validado se houver uma linha colorida na área de controles. Se não houver linha colorida na área de controle, o teste será considerado inválido. Neste caso, descarte e leia novamente as instruções de uso do fabricante. Após nova coleta, repita o teste com o novo dispositivo, se possível de um lote de instinto do que foi utilizado inicialmente.
- No teste rápido a bom hepatite C HCV, se aparecer uma linha colorida somente na área de controle, a mostra será considerada não reagente. Se aparecer uma linha colorida na área de controle e uma linha colorida na área de teste, a amostra é considerada reagente, independente da intensidade da cor das linhas.
- Segundo o manual técnico para o diagnóstico das hepatites virais, um resultado reagente para HCV deverá ser complementado com um teste para detecção direta do vírus HCV RNA ou HCV antígeno.
- Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa Abbott e com departamento de doenças e condições crônicas e infecções sexualmente transmissíveis.
Fonte
Teste rápido para o diagnóstico da hepatite C – Abon 2021 por Cursos TELELAB