Pular para o conteúdo

SOP: Metformina ou Glifage – Qual o melhor tratamento?


Olá, meu nome é Carol Fariam, eu sou uma nutricionista e portadora da Síndrome do Ovário Policístico. Ajudo mulheres em Sofia a terem mais saúde, mais alto e China e mais fertilidade de quadra natural e sem medicamentos.
Nessa área de vídeo estou respondendo às principais dúvidas que chegam até mim através das redes sociais. A dúvida de hoje pode ser uma dúvida que você também tem.
Carol, a metformina é fácil de tratar e ajuda no controle do SOP. A pergunta é: “O metformina também é usado no tratamento da SOP?”.
As marcas comerciais de medicamentos empregados para o controle e tratamento do diabetes são medicamentos que atuam como antidiabéticos, prevenindo e tratando situações onde a pessoa tem dificuldade na absorção da insulina.
Então, por que eles são tão utilizados no tratamento da Síndrome do Ovário Policístico? Porque a grande maioria das mulheres com SOP também são portadoras de pré-diabetes.
Se você é portadora da Síndrome do Ovário Policístico e apresenta resistência à insulina, ou seja, tem uma situação de dificuldade na absorção, esse medicamento pode ser benéfico na sua situação, pois vai intermediar e melhorar essa resistência à insulina.
Agora, o que muita gente não sabe ou não leva em consideração é que a metformina não é aprovada para esse tipo de patologia e tem seu tratamento desenvolvido em quatro pilares: alimentação, atividade física, controle do estresse da ansiedade e melhora do sono.
Se você não tem esses quatro pilares muito bem estabelecidos, controlados e monitorados, utilizar um medicamento não vai resolver o problema. O que faz, por exemplo, que é um medicamento utilizado para a diabetes tipo 2, é que ele atua na sensibilidade do seu corpo à insulina que você produz, de acordo com o que você está ingerindo.
Se sua dieta não está conectada, você tem uma alta ingestão de carboidratos, consome muitos alimentos ricos em carboidratos refinados e tem uma alta ingestão do ambiente durante o dia ou para as refeições na quantidade de carboidrato, é muito maior do que os demais nutrientes, a casa não serão suficientes para a SOP.
Toda vez que a gente tem uma refeição, a gente tem também um aumento dos hormônios masculinos que são os hormônios andrógenos responsáveis pela maior parte dos sintomas da SOP.
Se você usa a metformina ou qualquer outro medicamento anti-diabético e não se alimenta da forma adequada, é sedentário, tem altos níveis de estresse, ansiedade, dorme pouco do animal, dificilmente você vai conseguir ter o benefício pela utilização do medicamento.
Busca médios podem ser necessários em algumas portadoras do SOP, mas o que a gente sabe é que a grande maioria dos casos pode ser contornada e resolvida através da alimentação e do nosso estilo de vida como um todo, envolvendo também a atividade recuo, nem de estresse e melhora do sono.
É como se fosse uma pirâmide, onde na base a gente tem nosso estilo de vida, que é o que você coloca nessas coisas que você faz.
Na segunda andar, temos os Fitoterápicos e os potenciadores que também têm papel importante no tratamento da SOP, intensificando e melhorando o resultado desse primeiro nível da pirâmide, e por último temos então os medicamentos, como é o caso da metformina, que acaba entrando na vida da paciente quando ela já está com todo o restante estruturado e ainda assim não obteve o resultado desejado.
Espero que vocês tenham sido esclarecidos sobre a dúvida que roubava a cabeça de vocês em relação ao uso da metformina no tratamento da SOP. Principalmente, eu espero que vocês tenham entendido que nada vai substituir as boas qualidades mentais que não pode fazer em seu dia-a-dia para tratar a Síndrome do Ovário Policístico de forma natural e sem medicamentos.
Eu fico por aqui e a gente se vê no próximo vídeo.
Fonte: Metformina ou Glifage, tratam a SOP? por Nutri Carol Faria – Saúde da Mulher