E lá nos amigos, eu me chamo Marcelo Werneck, sou coloproctologista em Belo Horizonte e São Paulo. Eu gravei um vídeo ontem falando sobre obstrução intestinal e muita gente perguntou como que uma sonda nasogástrica pode resolver um quadro de obstrução intestinal. Dá uma olhada nisso aí!
Se é sua primeira vez aqui, lembra de se inscrever no canal e curtir o vídeo também. Não custa nada e você me ajuda a fazer mais vídeos para você. Então, vamos lá!
Eu expliquei que o quadro de obstrução intestinal é causado por qualquer coisa que impeça a passagem intestinal. O mais comum é a pessoa que já operou abdômen várias vezes, seria as aderências, ou seja, vai fixando intestino e muitas vezes a fixação intestino de forma mais angulada. Nosso intestino está sujeito a traumas no dia a dia pela passagem dos alimentos e algumas regiões podem inchar um pouco com um pouquinho machucado sem destino já está no limite, mas dobrado ali qualquer inchaço, qualquer fração ali pode fazer com que esse inchaço seja o suficiente para impedir a passagem dos alimentos ou das fezes, dependendo da região do intestino que está comprometido.
Isso quer dizer que se a gente põe uma sonda nasogástrica, a gente está fazendo que a gente está aspirando qualquer secreção que está no estômago e muitas vezes até refluindo do intestino delgado. Estamos dando um tempo para o intestino, como se você tivesse dando um descanso para o intestino. Para ele, aos poucos resolver aquele quadro de inchaço. Resolvendo esse quadro de inchaço, aquela região pode voltar a passar. Então, resolver um quadro de obstrução intestinal naquele momento é claro que aquela região que tem aderência se ele não faz uma cirurgia vai continuar tendo aderência. Pode ter um outro quadro. Então, essa colocação da sonda seria uma medida para resolver aquele quarto obstrução. Pode ser que nunca mais tenha nada, mas pode ser que ela volte até quase a obstrução se eventualmente aquela região voltar inchada por qualquer motivo.
O tratamento da obstrução intestinal, muitas vezes, vai ser cirúrgico. Então, a gente pode tentar essa manobra, essa esvaziada, estamos dando tempo para resolver. Pode ser que seja suficiente, mas pode ser que em outro momento precise operar.
Quando a pessoa está com uma sonda nasogástrica, ela não pode se alimentar, porque se a pessoa alimentar, o que vai acontecer com o alimento? Vai chegar no estômago dele ou ele vai ser vomitado e voltar pela sonda. É bonito, mas você pode também obstruir a sonda, então ele vai estar prejudicando aquela drenagem que a gente está fazendo.
Então, a pessoa fica com sonda nasogástrica e não pode se alimentar. Dependendo do estado nutricional dessa pessoa, pode ser necessário fazer uma nutrição parenteral, ou seja, uma alimentação através da veia para que a pessoa receba o suficiente para ela continuar nutrida, enquanto é feito esse tratamento com a sonda ou eventualmente por cirurgia.
Espero que tenha ficado claro. Se o vídeo ajudou, lembra de curtir, compartilhar e vejo vocês no próximo vídeo.
Fonte: Como a sonda nasogástrica pode resolver obstrução intestinal? por Dr. Marcelo Werneck