Pular para o conteúdo

Sintomas e relação com cigarro do câncer de pulmão.

Sintomas do câncer de pulmão e redução do tabagismo no Brasil

Nos últimos anos, foi registrado uma queda no número de tabagistas no Brasil, o que é uma excelente notícia. Na década de 80, sem as políticas nacionais, cerca de um terço da população acima de 18 anos era considerada tabagista. Hoje, esse número é bem menor, aproximando-se dos 10%.

Mesmo assim, o tabagismo ainda mata muita gente, não só de doenças cardiovasculares e outras consequências do hábito de fumar, mas também do câncer de pulmão.

Sintomas do câncer de pulmão

Os sintomas do câncer de pulmão podem ser inespecíficos, ou seja, não são sintomas que indicam com certeza que se trata de câncer de pulmão. Os sintomas mais comuns incluem:

  • Tosse persistente;
  • Falta de ar;
  • Cansaço;
  • Dor ao respirar;
  • Expectoração com características diferentes do normal, como a presença de sangue.

Qualquer um desses sintomas, se prolongados, devem ser investigados por um profissional de saúde. A dor no peito também pode ser um sintoma comum, principalmente em pessoas que fumam muito.

Além disso, é importante ressaltar que no Brasil, a tuberculose também é uma doença comum que pode apresentar sintomas respiratórios semelhantes.

Redução do tabagismo no Brasil

A redução do tabagismo no Brasil foi um avanço importante para a saúde pública. No entanto, ainda há muito a ser feito para combater esse mal que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

É fundamental que as políticas públicas continuem a incentivar a redução do tabagismo no país, por meio de campanhas educativas e ações de prevenção.


Fonte
CÂNCER DE PULMÃO | Quais são os principais sintomas? Qual é a relação com o cigarro? por Dr. Felipe Ades MD PhD