Olá Márcia,
Olá doutoras no estúdio!
Nós vemos hoje encontra nutricionista Gláucia Ribeiro. Ela vai nos falar um pouco sobre os alimentos que podem agravar a síndrome do intestino irritado na hora da crise.
E Gláucio, quais são esses alimentos que podem agravar os momentos de crise? Eles podem ser de diarréia ou de constipação, no caso intestino preso. Então isso vai variar um pouco de pré dede momento de paciente para paciente.
A gente tem aqui alguns dos alimentos que eles costumam queixar mais de sintoma:
– Pimenta: Por exemplo, a gente observa que algumas pessoas não têm uma boa tolerância.
– Doces com elevada concentração de açúcares: Fermento muito no intestino geram muitos gases. Então isso também costuma causar desconforto.
– Refrigerantes e outras bebidas com gás.
– O amendoim é uma causa bem comum, também. Acredito que seja pela presença de fungo. Fungo também ele favorece muito ao ter a alteração da flora intestinal. Isso de maneira geral é bem ruim para quem tem um super crescimento bacteriano intestino, o que é bem comum para quem tem síndrome do intestino irritável, e também pelo teor de gordura.
As pessoas que têm síndrome do intestino irritável, elas não têm uma boa tolerância a um excesso de gordura. Elas se sentem mal com isso, principalmente gorduras animais também estão no caso, manteiga, bacon.
– Alimentos mais delicados e que essas pessoas também não devem consumir com frequência, porque também são alimentos mais inflamatórios.
Outra queixa bem comum é o chocolate, também por ser um alimento é com mais estimulante e nem todo mundo costuma tolerar bem.
Em contrapartida, a gente tem aqueles alimentos, por exemplo, o azeite, que já é um óleo vegetal, onde a tolerância costuma ser melhor para aquelas pessoas que querem colocar na salada, consumir no dia a dia.
E a fibra, de maneira geral, aqui no caso a gente tem aqui no vermelho, mas a gente tem outras que o que podem ser usadas também: A aveia, a linhaça, a chia. As leveduras também são bem interessantes porque elas têm substâncias antioxidantes, mas que em momento de diarréia é bom a pessoa ter um pouco de cuidado para consumir, é melhor priorizar as fibras solúveis, que são essas regulam o trânsito do intestino que a gente pode usar tanto o momento do intestino preso enquanto o momento de investir no souto.
A água é fundamental porque a água, a gente mantendo uma boa hidratação, a gente consegue também ter que fazer com que essas fibras têm um efeito interessante de regular o intestino.
Além desses alimentos que a gente trouxe aqui que se mostrou e falou cadu é de cada um, pouquinho existem outros alimentos que acha que vale está tanto que agravam enquanto que a abrandam esse problema no intestino.
Sim, carnes vermelhas são alimentos que inflamam muito também a mucosa intestinal. É bom ter um pouco mais de cuidado. É bom ter cuidado também com açúcar puro. Pessoa que adora ter certo do santos também consumo exagerado de produtos da e tim porque tem certos e do santos que também com ferramentas bastante desse texto de dentro de sei investir em gerar desconforto.
E é claro que manter o equilíbrio dessa flora intestinal também é fundamental.
Gláucio, muito obrigada por nos receber aqui, mostrar esses alimentos.
Márcia, de volta com você.
Fonte: Nutricionista – Síndrome do Intestino irritável por TV Horizonte