Olá, eu sou o doutor Kelson Teixeira, Ortopedista e cirurgião de coluna da clínica do Ari. Hoje nós vamos conversar sobre os sinais que podem te fazer suspeitar de escoliose.
É muito comum os pais ou familiares procurarem a gente no consultório falando que suspeitam que o seu filho ou os seus familiares tem algum desvio na coluna, tem escoliose. Como suspeitar disso? Principalmente nas crianças, existem alguns sinais que fazem a gente suspeitar desse problema na coluna.
Primeiro, escoliose é um desvio na coluna. É quando a coluna está desviada para um dos lados e há uma rotação (giro) das vértebras da coluna. Ela pode acontecer em qualquer parte da coluna: na cervical, na torácica, na lombar.
Então, quais são os sinais que me fazem suspeitar que meu filho possa ter escoliose?
- Alteração no caminhar: a criança pode pender para o lado, desequilibrar para o lado e pode muitas vezes ter diferença de tamanho entre as pernas, sendo que um membro é mais longo que o outro.
- Desalinhamento dos ombros: um ombro fica mais alto do que o outro.
- Desalinhamento da bacia: a criança literalmente fica inclinada para um lado, torta para um lado.
- Elevação das costas: um ponto muito comum é a criança ter uma elevação das costas, que chamamos de “giba” ou “cova”. É uma região das fossas que fica mais alta, principalmente quando a criança abaixa para pegar algum objeto ou senta-se e inclina-se para frente.
Esses sinais, esses desequilíbrios, essas assimetrias no corpo da criança podem realmente ser sugestivos de escoliose. Caso isso aconteça, procure avaliação de um médico. Os exames que nós fazemos para diagnosticar esse desvio na coluna são as radiografias. Um médico vai fazer o exame físico e vai solicitar radiografias e, a partir daí, define-se a escoliose e qual é o tipo de escoliose do paciente.
Se você gostou do vídeo, curta a gente nas mídias sociais no Instagram e no YouTube que a gente está à disposição.
Fonte: Principais sinais de escoliose por Clínica Atualli