Olá para vocês! É muito bom estar aqui novamente com vocês. No programa de hoje, nós vamos responder algumas perguntas que vocês nos enviaram. Vamos começar com a pergunta da Dalva de Boa Esperança. Ela quer saber se quem tem pressão alta pode tomar pílula anticoncepcional.
Dalva, as mulheres que têm pressão alta não podem tomar pílulas que contêm estrogênio e progesterona na sua formulação. Nestes casos, pode-se tomar pílulas que contém somente progesterona. Também pode-se usar o DIU de cobre ou com progesterona, ou em casos em que a pressão não costuma ser muito alta, pode-se fazer uso de injeções de progesterona de três em três meses. Os outros métodos anticoncepcionais podem ser utilizados em qualquer problema.
Agora, vamos ver aqui temos uma pergunta da Silva do Parque Universal. Ela quer saber se a infecção urinária passa para o parceiro durante a relação sexual.
Silvia, a infecção urinária acomete somente o nosso sistema urinário (bexiga e rins) e não os órgãos genitais. De modo que, se uma mulher estiver com infecção urinária, ela poderá ter relação sexual normalmente, sem nenhum risco de contaminar seu parceiro.
Ok, vamos para mais uma. A Gisele da Vila Xavier quer saber como deve proceder no caso de esquecimento na tomada da pílula.
Tudo bem, Gisele, pelo que você me escreveu, você toma uma pílula combinada que aquela que tem estrogênio e progesterona na composição. Então, vou explicar para você como você deve fazer se você esquecer de tomar uma pílula. Você deve tomar imediatamente a pílula esquecida e continuar tomando normalmente a cartela. Caso haja dentro de duas ou mais pílulas, tome imediatamente as pílulas esquecidas e use preservativo por sete dias.
Agora, Gisele, se você costuma esquecer frequentemente de tomar sua pílula, talvez seja interessante considerar a mudança para outro método anticoncepcional.
Tá bom, temos aqui uma dúvida da Mira do Parque Gramado. Ela disse: “Oi doutora Márcia, será que a senhora poderia explicar o que é bater o limite?”
Claro, Mira. Na vulva existem as glândulas de Bartholin, como você pode ver nessa figura da tela. Em algumas ocasiões, o ducto dessas glândulas pode obstruir. Em razão disso, a secreção da glândula que é o muco começa a se acumular, formando um cisto. Que aqui no caso, é o cisto de Bartholin. Se os cistos não ocasionarem sintomas, não é necessário tratamento, mas o problema surge quando esses cistos sofrem infecção, tornando-se abscessos. E isso é o que chamamos de bater o limite, nada mais é do que a infecção das glândulas de Bartholin.
Vamos para mais uma pergunta, a Ela de Baté quer saber até que idade a mulher pode tomar a pílula anticoncepcional.
Helena, como as pílulas anticoncepcionais modernas possuem baixa dose de hormônios, as pílulas anticoncepcionais podem ser usadas até os 50-55 anos, ou seja, até que a mulher entre na menopausa. Desde que a paciente não tenha contraindicação. As principais contraindicações estão na tela, mas de qualquer maneira, procure o seu ginecologista para fazer uma avaliação da sua saúde e verificar se você tem ou não alguma doença que é contraindicada.
Bom, nós temos mais uma dúvida sobre pílula anticoncepcional. É da Joelma de Matão.
Ela quer saber se quem tem útero pode tomar pílula anticoncepcional. Boa tarde, Joelma. Sim, quem tem útero pode sim tomar pílula anticoncepcional combinada, que são as que têm estrogênio e progesterona na composição, como também as pílulas só com progesterona. Qualquer método anticoncepcional pode ser usado pelas mulheres portadoras de mioma, como a única particularidade é o mioma distorcer a cavidade uterina, como mostra a figura da tela, esse método não pode ser usado porque é justamente aí que inserimos o DIU. Porém, se a localização do mioma preservar a cavidade uterina, ele poderá ser usado sem problemas.
Gente, eu espero ter esclarecido as dúvidas. Obrigada a todos vocês que as enviaram e continue a mandar suas dúvidas ou sugestões para endereços da telinha. Compreendendo o seu corpo, porque ele será o maior instrumento. Tenha uma ótima semana e eu espero vocês aqui na próxima semana porque a gente está falando de câncer de ovário.
Fonte: Pílula anticoncepcional, infecção urinária, bartolinite e mioma uterino por Marcia Silva