Pular para o conteúdo

São Paulo intensifica vacinação contra meningite após surto: Saiba mais

Surto de meningite meningocócica em São Paulo

A cidade de São Paulo tenta conter um surto de meningite meningocócica. Saiba agora quem pode se vacinar, de que maneira você pode se prevenir e quais são os principais sintomas.

Localização do surto

O surto de meningite meningocócica está localizado nos distritos de Vila Formosa e Aricanduva, bairros da zona leste da capital. Nessas áreas foram registrados cinco casos de meningite do Tipo C entre 16 de julho e 15 de setembro. Em um desses casos, uma mulher de 42 anos morreu no dia 2 de agosto.

Calendário vacinal

Pelo calendário vacinal de rotina disponível no serviço público de saúde, o imunizante contra meningite deve ser aplicado somente nas crianças aos três, cinco e 12 meses de idade e na faixa etária de 11 a 14 anos. Mas, por conta do surto, a saída foi intensificar a vacinação na região e incluir os adultos.

Quem pode se vacinar

Este posto de saúde em Aricanduva estava atendendo pessoas de todas as idades. Basta apresentar um comprovante de residência ou uma prova de que trabalha aqui nas proximidades. Vale ressaltar que a meningite é uma doença que mata e pode trazer graves sequelas, principalmente a bacteriana, que tem uma taxa de mortalidade alta, em torno de 20% aqui no Brasil. E a vacinação é a forma mais eficiente de se proteger contra a doença.

  • Crianças e adolescentes com sistema vascular completo não precisam de uma dose de reforço.
  • Por enquanto, somente quem está nas áreas próximas ao surto tem direito de se vacinar.
  • A secretaria pode discutir em estar aumentando essa área.

Formas de prevenção

Usar máscara de proteção em locais públicos e manter as mãos higienizadas são as duas formas mais importantes de prevenção.

Principais sintomas

Atenção para os principais sintomas, principalmente febre, dor de cabeça muito intensa, rigidez de nuca, ou seja, o paciente não consegue refletir o pescoço. Quando surgem manchas e pintinhas vermelhas na pele, é importante ser atendido com urgência, porque nesse caso o que causa meningite já está circulando pelo corpo.

Depoimento de uma mãe

A Suelen lembra do drama que o filho João passou em 2017, quando ficou mais de três meses lutando pela vida: “Frontal direito, o João Marcos chegou a ter 1% de chance de sobreviver”.

Porcentagem de imunização

A taxa de eficácia do imunizante meningocócica C até julho deste ano é de 79,72%. A meta de vacinação preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Faça a diferença por você. Faça a diferença por sua família, porque essa doença ela é avassaladora.

Fonte
São Paulo intensifica vacinação contra meningite após surto da doença por Fala Brasil