Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre candidíase peniana: sintomas, causas e tratamentos.

Olá hoje nós vamos falar sobre um problema muito comum dos homens que é a presença de fungos no pênis. Esse problema é causado principalmente pela Cândida e afeta a região da glande peniana, gerando um grande desconforto. Então hoje a gente vai saber um pouquinho mais sobre como evitar esse tipo de problema e a candidíase peniana.

Ela acontece pelo depósito de fungos na região da glande peniana. Nós sabemos que na região da glande existe o prepúcio que cobre a glande deixando ela protegida e o fungo tem extrema avidez por essa região, pois ela é quente e úmida. Então se o homem apresentar uma umidade excessiva e mantiver a região da glande permanentemente coberta e aquecida, é um meio rico e muito propenso a infecção pela Cândida.

Normalmente isso acontece pois alguns homens mantém um pouco mais de umidade na região plantar e aí o fungo tende a se instalar nessa região. Uma outra situação muito comum são aqueles homens que mantém a relação sexual e logo depois da relação sexual eles adormecem sem higienizar o pênis. É sabido que as mulheres também detém a flora típica na região vaginal, então quando é feita a relação vaginal, a penetração do pênis na vagina e quando retira o pênis, o próprio prepúcio cobre a região da glande e aí carreia esses fungos da flora vaginal para o homem. Se liberada, está em dormir, certamente na manhã seguinte ele vai acordar com pênis avermelhado, desconfortável, uma coceira, uma irritação. Às vezes aparece até uma coelinha branca, uma pele brilhosa, muito irritativa.

Então, os homens sempre depois da relação sexual, para evitar esse tipo de problema, devem lavar e higienizar a região da glande, limpar corretamente. Tá me escutando, agora são duas horas da manhã, três horas da manhã e você teve relação com a sua esposa. Estava muito cansado e dormiu. Bom, então você vai deixar um lençol umedecido na cabeceira da sua cama e, pela manhã, você vai retrair o prepúcio, vai limpar a região da cabeça e do pescoço do pênis, para poder evitar esse tipo de problema. E, na manhã do dia seguinte, você faz a higienização completa.

Outra questão muito comum são aqueles pacientes que trabalham em meio aquático, guardiões de piscina, surfistas, permanecem em grande parte do tempo em áreas úmidas. A umidade ali na região genital facilita a instalação dos fungos. Então, o que que eu faço? Nós recomendamos sempre que esse paciente vá frequentemente ao banheiro, pelo menos pela manhã ou pela tarde, para retrair o prepúcio e limpar a região da glande e do pescoço do pênis. Isso é sempre recomendado toda vez que o homem for nadar, para evitar que a umidade da urina também fique nessa região e assim, dessa forma, dificulte a plantação do fungo também.

Fonte: Candidíase no Pênis por UROLOGICAMENTE – por Dr. Daniel Pinto