Pular para o conteúdo

Saiba tudo sobre a Artrite Reumatoide e seus sintomas.


Bem-vindos ao Biomedicina Básico! O tema de hoje é a artrite reumatoide.
Antes de falarmos sobre a artrite reumatoide, vamos entender a diferença entre artrite, artrose e artrite reumatoide. A artrose é um desgaste da articulação, seja por idade, excesso de esforço ou algum trauma que acaba levando à destruição dos tecidos. A artrite é a inflamação de uma articulação, seja por causas infecciosas, químicas, pela formação de cristais ou presença de sangue nas articulações. Já a artrite reumatoide é uma doença auto-imune, em função de autoanticorpos.
Na artrite reumatoide, normalmente há um comprometimento sistêmico, como dores musculares, fadiga, mal-estar generalizado e febre. Essa doença auto-imune afeta mais as mulheres, principalmente em idade fértil, e não tem cura. A evolução da artrite reumatoide é muito imprevisível, tende a evoluir de forma bilateral, iniciando pelas articulações entre as falanges digitais e mediais nos dedos das mãos, subindo para os punhos, cotovelos e assim por diante.
Em alguns casos, ela pode afetar a articulação temporomandibular, e a pessoa fica incapacitada de mastigar de forma correta, muitas vezes ficando preso em alimentos mais pastosos ou líquidos. A artrite reumatoide também pode afetar a coluna, impossibilitando que a pessoa se mova de forma adequada.
Uma característica que pode acometer as pessoas que têm artrite reumatoide é que a pessoa acorda com as articulações muito inflamadas, com uma certa paralisia, e ao longo de uma hora mais ou menos, ela recupera parte dos movimentos. Em alguns casos, esses movimentos não são mais recuperados.
Na artrite reumatoide, não há acometimento apenas das articulações, os tecidos adjacentes também são comidos e destruídos em função da presença de autoanticorpos e da formação de complexos. É comum também que haja a destruição de músculos e ossos.
Apesar de não existir cura para artrite reumatoide, existem diversos tratamentos cuja finalidade é diminuir a intensidade das crises, diminuir a dor dos pacientes e melhorar a qualidade de vida. Não é feito apenas o tratamento medicamentoso, também é necessário o tratamento fisioterápico.
O diagnóstico de artrite é feito através da clínica médica, exames de imagem e exames laboratoriais. Um dos exames laboratoriais que fazemos é a detecção do fator reumatoide. Esse exame pode ser feito através de técnicas de aglutinação látex e através da técnica de ELISA. Também pode ser feita a técnica de nefelometria. O fator reumatoide está presente em 80% dos casos de artrite reumatoide. Outros exames complementares que podemos citar são velocidade de uma sedimentação, proteína c-reativa e o fator antinuclear.
Resumindo, a artrose é um desgaste das articulações, a artrite é uma inflamação das articulações e a artrite reumatoide é uma doença auto-imune, em que autoanticorpos destruem as articulações e tecidos adjacentes.
Esperamos que tenham gostado do vídeo, se vocês gostaram do vídeo, inscrevam-se, compartilhem o vídeo e acesse nossa página no Facebook. Biomedicina Básico, até a próxima e que os anticorpos estejam com vocês.
Fonte: Artrite Reumatóide por biomedicinabasica