Sinusite
Você já ouviu alguém falar “minha sinusite está atacada”? Preste atenção nesse vídeo porque é sobre isso que eu vou falar. Sendo cidade sinusite ou rinossinusite, o termo mais correto é a inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais. Esses seios são espaços nos ossos da nossa face que são preenchidos por ar e que podem inflamar por várias causas como infecção por bactérias, vírus ou alergia.
Só para você ter idéia de como esse tema é frequente, estima-se que adultos apresentem de dois a cinco episódios de infecções virais por ano e crianças em idade escolar de 7 a 10%. 12% da população apresenta quadros de rinossinusite aguda que tem duração de até três meses.
Mas afinal de contas, quais são os sintomas da rinossinusite? Nariz entupido, secreção nasal que pode ser amarelado com catarro esverdeado, sensação de peso na face ao redor dos olhos que piora normalmente quando nós abaixamos a cabeça, além da tosse. Tosse é um importante sintoma de sinusite aguda que normalmente piora à noite e quando deitamos, além de alteração do fato. O fato pode ficar diminuindo ou ausente, além do entupimento do ouvido. A sinusite também pode causar mau hálito.
A rinossinusite aguda pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é mais frequente nos meses de inverno em pessoas que vivem em cidades poluídas e com grandes variações climáticas. Na maioria das vezes, a causa é viral, iniciando o quadro com uma gripe ou um resfriado comum e o quadro se arrasta por até dez dias. Somente de meio a dois por cento destes casos evoluem para rinossinusite bacteriana. Quando isso acontece, o quadro normalmente é mais importante e por isso que eu quero chamar a sua atenção para esses sintomas: febre acima de 38 graus, mal-estar, indisposição e piora dos sintomas nasais. São sintomas sugestivos de rinossinusite bacteriana. A presença desses sintomas é importante que você procure um médico otorrinolaringologista.
No caso da sinusite crônica, os sintomas são semelhantes aos sintomas de sinusite aguda como obstrução nasal, secreção, catarro, dor na face e diminuição do fato. Só que na sinusite crônica, eles são persistentes e tem duração superior a três meses. A causa ainda não é conhecida. Várias teorias tentam explicar essa inflamação crônica como comunidade de bactérias, fungos, predisposição genética, entre outras. E muitas vezes é necessário exames complementares para melhor entendimento do problema.
Quero destacar também que a sinusite crônica é um problema muito comum e estima-se que na cidade de São Paulo, 5,5% das pessoas apresentam sinusite crônica.
A sinusite aguda e a sinusite crônica podem afetar o sono, a produtividade na escola e no trabalho, além da qualidade de vida. Tem tratamento. Se você notou que tem algum desses sintomas, o médico mais indicado para você procurar é o otorrinolaringologista. Esse é o objetivo do canal Doutor Ajuda, tinha informado você. Estando bem informado, ajuda a seu médico a chegar no melhor diagnóstico e tratamento.
- Você sabia que a lavagem nasal com soro fisiológico é uma das medidas mais importantes no tratamento das rinossinusites? Uma das maneiras de fazer isso é pegar uma seringa sem agulha em sheila de soro fisiológico e aplicar o soro fisiológico em cada uma das suas fossas nasais. Com isso, você consegue limpar, remover secreção e diminuir o inchaço que acontece dentro do nariz.
Você está gostando do canal Doutor Ajuda? Então se inscreva no canal. Para se inscrever, você tem que entrar na página do canal no YouTube e clicar em “se inscrever”. Também no canto que fica do lado, clique neste link. Automaticamente, você vai receber os vídeos toda semana.
Se você gostou desse vídeo que acabou de assistir, curta e compartilhe com seus amigos e familiares.
Fonte
SINUSITE: CONHEÇA OS SINTOMAS E TIPOS DIFERENTES por DOUTOR AJUDA