Pular para o conteúdo

Entenda a diferença entre COVID, rinite e sinusite: otorrino explica sintomas.

Olá, neste momento estamos em pandemia pelo coronavírus

Se você sofre com rinite, pode se constranger por saber que tem esse histórico. Agora, no outono/inverno, se você tem contato com poeira, cheiros fortes, cores, água, entre outros, você pode ter espirros, coceira no olho, nariz, garganta e ouvido, além de entupimento nasal.

Com a pandemia do coronavírus, as pessoas estão me perguntando o que fazer depois de ter feito o teste. Então, vamos lá. Realmente, neste momento é difícil até para nós médicos diferenciar uma coisa da outra. Temos que cuidar não só de você, mas de toda a população para diminuir essa situação que alastrou o mundo inteiro.

Se você tem sintomas somente por ter mexido com alguma coisa em casa, como varrer a casa ou mexer em algum produto químico, e logo após já melhorou, provavelmente não é coronavírus. Mas se você sentiu isso e já está sentindo outros sintomas, como dor de garganta, dor no corpo, febre e uma tosse, provavelmente já não é rinite ou pode ser coronavírus.

Se você está com poucos sintomas, como coriza, espirros e coceira, pode ser coronavírus. Mas se tiver outros sintomas, como dor de garganta, febre e alteração no olfato e paladar, procure imediatamente um médico otorrino de confiança através de uma consulta online. Ele vai orientá-lo e pedir que você faça o exame do PCR, que é o exame do cotonete para verificar se você está infectado.

Outro ponto importante é fazer o teste a partir do quinto dia de sintomas, mas se quiser fazer no segundo ou terceiro dia, pode. No entanto, se o resultado der negativo, é importante repetir após alguns dias, pois pode ser um falso negativo.

Enquanto isso, é importante se isolar, evitar ir para escola, trabalho e não ter contato com outras pessoas para não contaminá-las.

Além disso, é importante acompanhar a evolução do quadro com o médico para que ele possa indicar o tratamento adequado.

Fonte
É COVID, RINITE ou SINUSITE? Otorrino te explica a diferença dos sintomas. por Dr. Paulo Mendes Jr – Otorrino em CuritibaliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2022-02-18T001510+0000endTimestamp2022-02-18T002104+0000}