Pular para o conteúdo

Saiba como o café e exercícios podem ajudar na bexiga neurogênica.

Música

Olá pessoal, tudo bom? Bem-vindos ao vídeo da semana! Hoje vamos falar sobre um tema muito interessante: incontinência urinária. O que é? E o que podemos fazer? Quais exercícios podem ajudar a melhorar a incontinência?

Para quem não sabe, dentro da coluna vertebral passa a medula que é responsável por transmitir todas as nossas sensações e movimentos do cérebro ao resto do corpo. Então, quem sofre algum tipo de lesão medular ou compressão não apenas pode perder os movimentos, mas também perde todo o controle da parte interna do corpo.

Eu sofri um acidente e perdi todo o funcionamento da minha bexiga. Eu não sentia vontade de ir ao banheiro e não conseguia fazer nada. Foi justamente o que a gente chama de bexiga neurológica. Tive que fazer exercícios de fisioterapia para poder reagir e retomar o movimento da bexiga.

No começo, quando eu ainda estava no hospital, usei a sonda por muito tempo. Mas, conforme meu estágio foi melhorando, comecei a sentir vontade de fazer xixi, mas ainda não conseguia. Muitas vezes, também acabava fazendo na roupa.

Esses exercícios não só servem para quem teve algum tipo de lesão medular, mas também servem para qualquer pessoa que tenha problema em segurar o xixi, problema de incontinência urinária. Isso acontece muitas vezes também com grávidas depois da gestação que perdem esse controle e a função da bexiga, ou com as mulheres no decorrer da idade.

São exercícios muito importantes e úteis para várias pessoas estarem fazendo para estar melhorando e readquirindo esse controle da bexiga.

Exercícios:

  • Elevação de quadril – trabalhando toda parte pélvica. Você pode fazer três séries de 15 repetições deste exercício.
  • Respiração e contração abdominal – trabalhando a parte respiratória. Ao puxar o ar, contraia o abdômen. Você também pode fazer três séries de 15 repetições.
  • Apertar bola entre as pernas – trabalhando toda parte interna das coxas e abdômen, fortalecendo a bexiga. Você pode fazer três séries de 12 repetições.

O café, segundo os nutricionistas, é um grande aliado de quem faz atividades físicas. Ele ajuda a regular a pressão sanguínea do corpo, melhorando desmaios e tonturas. Além disso, atua como termogênico, acelerando o metabolismo, controla o peso, melhora a concentração e o humor. É indicado tomar uma xícara ao dia, de preferência após o almoço ou meia hora antes dos exercícios.

A lesão medular gera pressão baixa, então o café se tornou um grande amigo meu após o acidente.

Fonte: BEXIGA NEUROGÊNICA, CAFÉ E EXERCÍCIOS por Marcelle Mancuso