Pular para o conteúdo

Saiba a verdade sobre a cura da sinusite com o Dr. Renato Ponte Otorrino

Renato Pontes – Sinusite Tem Cura?

Olá, meu nome é Renato Pontes, seu médico otorrinolaringologista, e sejam todos muito bem-vindos a mais um vídeo aqui em nosso canal.

Hoje a gente vai falar sobre o seguinte tema: Renato, minha sinusite não tem cura, isso é mito ou é verdade?

Então, pessoal, aproveita que você está nos assistindo, se inscreve em nosso canal e não esqueça de ativar as notificações.

Bom, então pessoal, respondendo logo de cara que isso é mito. Mito porque, pessoal, na imensa maioria dos casos de sinusite, ela tem cura sim. Por quê? Porque muitas vezes o paciente tem um episódio ou dois episódios de sinusite. Ele é tratado, ele é medicado, a sinusite vai embora, só que ele ainda pensa que ainda fica com sinusite. E não, você toma a medicação correta e ela vai embora. E outra coisa, muitos pacientes confundem com a rinite com a sinusite e eu costumo explicar aos pacientes que a rinite é aquele sintoma nasal de espirrar, coçar, entupir, secreção tipo água. Já sinusite é aquele sintoma nasal e paranasal aqui nos seios paranasais. Aí o paciente tem secreção purulenta, dor na face, além do nariz entupido.

Classificação da Sinusite

  • Sinusite Aguda
  • Geralmente é aquela sinusite proveniente de um resfriado. O paciente evolui para uma sinusite aguda. O paciente com essa sinusite aguda a gente trata corretamente aqui no consultório e ela vai embora.

  • Sinusite Crônica
  • É aquela sinusite com o paciente apresenta sintomas por mais de três meses. Geralmente nesses casos a gente tem que observar o que está causando isso. Se é pólipo nasal, se é uma inflamação crônica da mucosa do nariz é. E aí de acordo com o que a gente observar no paciente, a gente trata corretamente e muitas vezes esse paciente se cura da sinusite.

Etiologia da Sinusite

  • Viral
  • Essa é aquela evolução do resfriado, a evolução de uma gripe. Aí o paciente tem uma rinossinusite aguda viral. O próprio organismo combate o vírus. Agora muitas vezes essa sinusite viral se torna uma bacteriana. Aí nesses casos a gente precisa entrar com antibiótico, precisa entrar com corticoide, lavagem nasal, enfim, as medicações que a gente costuma passar e essa sinusite tende a ir embora sim.

  • Bacteriana
  • Como mencionado anteriormente, muitas vezes uma sinusite viral pode se tornar uma sinusite bacteriana. Nesses casos, é necessário o uso de antibióticos e outras medicações prescritas pelo médico.

  • Fúngica
  • Essa é uma classificação das sinusites fúngicas. Geralmente, essas sinusites fúngicas são tratadas cirurgicamente e têm cura.

Espero ter esclarecido as dúvidas sobre a cura da sinusite. Se você já teve quadros de sinusite e ela foi embora, você não vai mais dizer que tem, você vai dizer que teve e ela foi embora. A não ser que sejam quadros realmente de sinusite crônica que não foram curados.

Se você gostou desse vídeo, compartilhe com amigos, compartilhe com familiares e não esqueçam de deixar suas dúvidas nos comentários.

Fonte
Minha sinusite não tem cura. MITO ou VERDADE? l Dr. Renato Ponte Otorrino por Dr. Renato Ponte Otorrino em Fortaleza